Datena fará cateterismo, após descobrir veias obstruídas

Datena fez exames nesta ter-feira, 21, e descobriu que 70% de suas artérias coronarianas estão obstruídas

Por: Redação

Luiz Datena, apresentador da TV Bandeirantes, será internado nesta quinta-feira, 23, para fazer um cateterismo, após descobrir veias obstruídas. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, na ‘Folha de São Paulo’.

datena cateterismo
Crédito: Reprodução/BandDatena fará cateterismo, após descobrir veias obstruídas

Datena fez exames nesta ter-feira, 21, e descobriu que 70% de suas artérias coronarianas estão obstruídas. A depender do resultado do cateterismo o apresentador poderá colocar stents para desobstruir as veias e permitir a passagem do sangue.

Segundo a jornalista Mõnica Bergamo, Datena é acompanhado pelos médicos Roberto Kalil Filho e David Uip.

Cateterismo

O Cateterismo Cardíaco – também conhecido como Cinecoronariografia ou Angiografia Coronária ou Estudo Hemodinâmico – é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco – especialmente quando está sendo programada uma intervenção (angioplastia, por exemplo) – ou em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio e planejar a melhor estratégia de intervenção.

Como é realizado?

O cateterismo cardíaco é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X.

Durante o exame são realizadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que possibilita a visualização das artérias coronárias, das câmaras e valvas cardíacas. Todo o exame envolve a aquisição e geração de imagens que são posteriormente disponibilizadas, em filme e fotos, para o paciente.

Quando se indica o cateterismo cardíaco?

​Na necessidade de avaliar ou confirmar a presença de doença arterial coronária (DAC), doenças das valvas cardíacas, do músculo cardíaco, dos vasos pulmonares ou da artéria aorta.

Para determinar a necessidade de tratamento cirúrgico (angioplastia coronária, cirurgia cardíaca ou correção de cardiopatias congênitas).

Pode ser realizado no paciente hospitalizado ou proveniente da residência.

Com informações do Hospital Israelita Albert Einstein. Para saber mais, clique aqui.