Deficiência de vitaminas: estes são os sinais que o corpo dá
Se você apresenta algum sintoma, o melhor a se fazer é marcar um consulta com um profissional de saúde
Se você tem se sentido cansado com mais frequência ultimamente, não consegue se concentrar bem e seu sono foi mais tranquilo no passado, a deficiência de vitaminas pode ser a causa desses sinais.
Existem 13 vitaminas conhecidas, das quais o corpo só pode produzir uma, a vitamina D. Todas as outras são essenciais. Isso significa que você tem que obtê-las através da comida.
O que acontece se você não ingerir vitaminas o suficiente?
As vitaminas, como outros micronutrientes, estão envolvidas em uma variedade de processos bioquímicos no organismo. Se houver carência devido a uma composição desfavorável dos alimentos, isso pode ter efeitos negativos em uma ampla gama de funções corporais.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A digestão pode ser afetada, assim como a função enzimática, a transmissão de estímulos no sistema nervoso e o metabolismo.
A boa notícia é que é possível recuperar o equilíbrio vitamínico com uma dieta saudável ou, se já ocorreu uma deficiência de vitaminas, com suplementos adequados.
Como reconhecer os sintomas de deficiência de vitaminas
Em primeiro lugar: os sinais de deficiência de vitaminas são variados e nem sempre imediatamente reconhecíveis como um sintoma de deficiência.
Estes podem incluir dores de cabeça, perda de apetite, tontura e fadiga. Mas também ocorrem sintomas mais graves, como distúrbios de coordenação e humor depressivo.
Se você não levar muito a sério sua dieta por um longo período de tempo, também pode levar à falta de várias vitaminas ao mesmo tempo.
Por exemplo, a vitamina B12, assim como a vitamina D, afeta particularmente o sistema músculo-esquelético, o sistema nervoso, o sistema digestivo e a síntese do sangue.
Uma deficiência pode causar dor nas articulações, bem como dor nas pernas. Essas dores musculares às vezes são resultado do comprometimento do sistema nervoso.
Veja abaixo os principais sintomas relacionados à carência de vitaminas:
- Vitamina A – pele seca, olhos vermelhos, visão turva
- Vitamina C – dor de dente, problemas nas articulações, cansaço
- Vitamina D – fraqueza muscular, instabilidade óssea, nervosismo
- Vitaminas E – distúrbios de concentração e coordenação, cansaço, pele seca
- Vitamina k – contusões
- Vitamina B1 – problemas circulatórios
- Vitamina B2 – irritações na pele, cantos da boca rachados
- Vitamina B5 – dor de cabeça, tontura, exaustão
- Vitamina B6 – perda de apetite, humor deprimido, acne
- Vitamina B7 – perda de cabelo, unhas quebradiças, pele avermelhada
- Vitamina b12 – palidez, anemia, problemas digestivos
Se você apresenta algum sintoma, o melhor a se fazer é marcar um consulta com um médico e solicitar a ele um pedido de exames.
Não é recomendável fazer a suplementação de vitaminas por conta própria. Isso porque, em excesso, podem causar toxicidade ao organismo.