Descoberto exercício mais eficiente que cardio para reduzir a pressão arterial
Estudo investigou mais de voluntários adultos com pré-hipertensão por um ano para chegar à conclusão
O tai chi chuan, uma forma de arte marcial chinesa pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração ainda mais do que o exercício de cardio intenso, de acordo com um estudo publicado na JAMA Network Open.
Tai chi é um exercício suave e meditação que consiste em sequências de movimentos muito lentos e controlados.
Os benefícios da prática para a saúde mental e física são conhecidos há muito tempo, mas este estudo confirmou outro motivo importante para praticar o exercício.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
Os especialistas sugerem que os efeitos calmantes da meditação em movimento são provavelmente a razão pela qual os exercícios de baixa intensidade se mostraram mais eficazes na redução da pressão arterial do que os exercícios de alta intensidade.
Metodologia do estudo
Uma equipe de médicos da Academia Chinesa de Ciências Médicas Chinesas analisou dados de mais de 300 pessoas com idades entre 18 e 65 anos. Todas elas estavam em risco de hipertensão – condição conhecida como pré-hipertensão.
Todos os participantes precisavam seguir um programa de exercícios de um ano, quatro dias por semana, durante uma hora por dia. Metade fez tai chi e a outra metade fez exercícios cardiovasculares, como correr ou andar de bicicleta.
O estudo descobriu que aqueles que praticavam uma rotina de tai chi tinham pressão arterial ainda mais baixa e eram significativamente mais propensos a relatar pressão arterial saudável do que aqueles que suavam fazendo exercícios aeróbicos.
Aqueles que praticavam tai chi também tinham maior probabilidade de evitar progredir para hipertensão.
Os participantes que praticaram tai chi observaram mais melhorias na pressão arterial nos primeiros seis meses, de acordo com o estudo.
Outras descobertas
Esta não é a primeira pesquisa que sugere que adultos com pressão alta podem não precisar realizar exercícios mais intensos para reduzir a pressão arterial.
Um estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine em outubro passado, descobriu que os exercícios isométricos podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Mais que isso: esses exercícios poderiam ser mais eficazes do que outros tipos de atividades.
Os exercícios isométricos são exercícios de baixo impacto que visam desenvolver força e resistência muscular à medida que os músculos se contraem enquanto são mantidos congelados em uma posição estável por curtos períodos de tempo.
Isso significaria que manter o corpo em uma posição é melhor para reduzir a pressão arterial do que correr, andar de bicicleta e outras formas de cardio.
A análise descobriu que cerca de oito minutos de exercício isométrico três vezes por semana podem levar a uma redução saudável da pressão arterial.
De acordo com os pesquisadores, manter-se agachado em isometria contra a parede, foi considerado o exercício mais eficaz para reduzir a pressão arterial.
Uma rotina isométrica regular de sentar na parede – segurar por dois minutos, descansar por dois minutos e repetir isso quatro vezes – reduziu a pressão arterial sistólica em 10 milímetros de mercúrio (mmHg) e a pressão diastólica em 5 mmHg, de acordo com a pesquisa.
No entanto, isso não significa que o cardio seja ineficaz.
Os exercícios aeróbicos em geral – aqueles que aumentam a respiração e a frequência cardíaca – melhoram a pressão arterial e a saúde do coração.