Diabetes: 6 frutas que ajudam a evitar o desenvolvimento da doença

Essas frutas podem ser usadas em lanches, cafés da manhã e receitas saudáveis; entenda como elas podem afastar o risco de diabetes

Por Caroline Vale em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
05/03/2025 08:32 / Atualizado em 25/03/2025 10:06

Embora sejam conhecidas por terem muitas calorias e serem ricas em açúcar, algumas frutas desidratadas podem estar relacionadas a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo uma pesquisa divulgada na revista Nutrition and Metabolism.

O estudo, realizado por cientistas chineses, avaliou dados de mais de 428 mil indivíduos cadastrados no UK Biobank, um extenso banco de dados de saúde do Reino Unido.

Relação entre frutas secas e o diabetes

O diabetes tipo 2 acontece quando o corpo não consegue utilizar a insulina de maneira eficiente, levando ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Então, de acordo com o estudo, frutas desidratadas, por serem ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes como flavonoides e carotenoides, podem favorecer a sensibilidade à insulina e contribuir para o equilíbrio do metabolismo da glicose. As fibras, em especial, desempenham um papel importante na estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Alimentos que, com moderação, podem ajudar na prevenção de diabetes
Alimentos que, com moderação, podem ajudar na prevenção de diabetes - PeopleImages/istock

Isso se deve ao fato de que, no processo de desidratação, a água das frutas evapora, mas os nutrientes ficam mais concentrados. Um exemplo disso é que, enquanto 100 gramas de uvas frescas contêm 0,8 grama de fibra, a mesma quantidade de uvas-passas chega a fornecer 5 gramas.

Além disso, as frutas secas são fonte de vitaminas A e do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio e fósforo, fundamentais para diversas funções do organismo.

Como consumir?

Apesar dos benefícios, o valor calórico das frutas secas é elevado. Portanto, moderação é fundamental.

Além disso, também é recomendável evitar consumir essas frutas sozinhas para não provocar picos de glicemia.

Combiná-las com alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, como iogurte, queijos ou castanhas, ajuda a prolongar a saciedade e equilibrar os efeitos sobre o açúcar no sangue.

Frutas secas recomendadas

  1. Ameixa;
  2. Banana seca;
  3. Damasco seco;
  4. Figo seco;
  5. Tâmara;
  6. Uva-passa.