Dicas caseiras para acabar com as espinhas e manchas
Quem tem pele oleosa sabe que contornar a acne e as manchas deixadas por ela no rosto não é algo fácil e, muitas vezes, requer inúmeras tentativas. Alguns remédios receitados para essa finalidade acabam gerando efeitos colaterais indesejados e, por isso, algumas pessoas acabam recorrendo a tratamentos mais naturais.
O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, listou algumas receitas caseiras que podem ser eficazes para o problema. No entanto, a dermatologista Paula Sanchez alerta que elas são baseadas no conhecimento popular e que não há estudo científico que comprove isso.
Para quem estiver disposto a testar, confira algumas:
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
1. Óleo de coco
O óleo de coco, além de ser um potente hidratante, tem uma propriedade interessante para quem busca um tratamento caseiro para espinhas. “Ele é anti-dihidrotestosterona, uma variação do hormônios testosterona que é uma grande causadora de acne”, explica a dermatologista Michele Haikal. Com isso, ele ajuda a reduzir as espinhas, além de ser interessante no tratamento de suas manchas também.
A babosa (cujo nome cientifício é Aloe vera) é bastante interessante como tratamento caseiro para marcas e cicatrizes mais leves de acne. “Ela possui propriedades calmantes e cicatrizantes e pode auxiliar na regeneração da pele, mas não agirá em cicatrizes mais profundas”, considera Paula Sanchez.
3. Cebola e vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um produto bastante interessante para reduzir a oleosidade da pele, algo bastante comum em quem tem espinhas. Aliado à cebola, que é antibacteriana, esse pode ser um tratamento eficaz para reduzir as espinhas.
“Além disso, alguns postulam que o vinagre de maçã tem ação clareadora, melhorando as marcas”, salienta Paula
4. Chá verde
O chá verde não serve só para beber, pode ser também um tratamento caseiro para espinhas. “Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele pode ajudar a secá-las”, ensina Paula.
Para tanto, basta preparar o chá normalmente e usá-lo embebido em um algodão diretamente na pele, para que faça efeito.
Continue lendo a matéria aqui e descubra mais quatro receitas naturais.
Veja também: