Estudo aponta qual é a dieta que pode diminuir ronco ao dormir
Segundo os pesquisadores, uma alimentação específica pode prevenir apneia do sono, distúrbio que provoca ronco intenso
De acordo com uma nova pesquisa publicada no Journal ERJ Open Research, pessoas que aderem a uma dieta saudável baseada em plantas apresentam menor propensão à apneia obstrutiva do sono.
A condição se caracteriza pela interrupção ou diminuição da respiração durante o sono, o que provoca roncos intensos.
Qual dieta pode diminuir o ronco?
Essa dieta consiste na ingestão elevada de vegetais, frutas, cereais integrais e oleaginosas, com baixo (ou mesmo nenhum) consumo de produtos de origem animal.
- Previne anemia e controla diabetes: os benefícios da carne de peru que você precisa conhecer
- Saiba o que é a distimia, sensação que provoca sintomas como desânimo e cansaço
- Alzheimer: como os primeiros sinais podem surgir nos olhos
- Saldão da Netshoes: compre tênis Adidas, Asics, Puma e Mizuno com até 45% OFF + cupom da Catraca
O estudo constatou que os indivíduos que seguem essa dieta têm uma probabilidade 19% menor de desenvolver apneia obstrutiva do sono do que aqueles cuja ingestão de alimentos vegetais é mais reduzida.
O estudo por trás da descoberta
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram dados de 14.210 participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição.
Esses indivíduos forneceram informações sobre suas dietas mediante a utilização do método recordatório de 24 horas. Ele consiste numa entrevista revelando o que a pessoa consumiu em diferentes quantidades ao longo do dia.
Ademais, o risco de desenvolvimento de apneia obstrutiva do sono teve avaliação por meio do questionário STOP-BANG. Ele analisa o ronco, o nível de cansaço diário, a falta de ar durante a noite e outros aspectos de saúde.
Outros fatores alimentares que influenciam o risco de desenvolver apneia do sono
A pesquisa também detectou uma diferença significativa entre os indivíduos que seguem uma dieta saudável à base de plantas e os que não consomem carne, mas têm uma alimentação pouco saudável.
Segundo os pesquisadores, quem possui uma dieta rica em carboidratos refinados, bebidas açucaradas e alimentos com excesso de sódio têm um risco 22% maior de desenvolver apneia em comparação com quem mantém uma dieta saudável à base de plantas.
Entendendo a apneia obstrutiva do sono
A apneia obstrutiva do sono é um transtorno grave, caracterizado pelo bloqueio das vias aéreas em decorrência do relaxamento dos tecidos da faringe. Isso provoca falta de ar, intensos roncos e sons sufocantes ao tentar respirar.
Entre as causas da apneia do sono estão obesidade e sobrepeso, hipertensão, envelhecimento e histórico familiar.
É importante ressaltar que apesar desse estudo sugerir que a dieta saudável à base de plantas ajude a diminuir o risco de apneia obstrutiva do sono, mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas.