Últimas notícias:

Loading...

Doença cerebral desconhecida coloca médicos em alerta

Sintomas dessa condição incluem espasmos e alucinações

Por: Redação

Uma doença cerebral misteriosa está intrigando médicos no Canadá. Pelo menos 48 pessoas com idades entre 18 a 85 anos apresentaram sintomas parecidos na península Acadian e em áreas de Moncton de New Brunswick. Há informações de que pelo menos seis morreram.

O primeiro caso isolado foi detectado em um paciente em 2015, mas foi a partir de 2018 que autoridades de saúde notaram um número crescente de casos. Só em 2020, foram 24 pacientes com sintomas semelhantes e sem diagnóstico preciso e, em 2021, já foram registrados seis casos, de acordo com a CBC News.

Os sintomas assemelham-se aos da doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), uma doença cerebral rara e fatal; e incluem perda de memória, alucinações, depressão, espasmos e atrofia muscular.

Testes realizados, no entanto, não mostraram nenhuma evidência de que seja CJD.

doença cerebral misteriosa
Crédito: Haydenbird/istockDoença cerebral degenerativa é um mistério no Canadá

Há relatos de pacientes que desenvolveram sintomas progressivamente piores ao longo de 18 a 36 meses das primeiras queixas. Alguns também tiveram declínio cognitivo e apresentaram ranger de dentes.

Várias equipes de pesquisa estão investigando a causa dessa doença cerebral, que pode ser algo novo ou vários distúrbios diferentes que já são conhecidos. Como os casos parecem estar limitados a uma região, os pesquisadores trabalham com a possibilidade da existência de alguma toxina ambiental que possa estar causando isso.

Compartilhe:

Tags: #Doença