Dois suplementos que aumentam risco de câncer em até 91%
Equipe de pesquisadores recomendou que os homens interrompam o consumo dessas pílulas
Embora haja inúmeros benefícios à saúde em se tomar suplementos, certos produtos podem causar mais mal do que bem quando tomados em grandes quantidades. Um estudo, publicado no Journal of the National Cancer Institute, descobriu que a vitamina E e o selênio podem aumentar o risco de câncer.
A vitamina E ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis, além de aumentar a imunidade, enquanto o selênio oferece fortes propriedades antioxidantes.
No entanto, a pesquisa, que avaliou mais de 35.000 homens divididos em quatro grupos, descobriu que as formas de suplemento desses dois nutrientes são arriscadas.
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
O que o estudo descobriu?
A pesquisa sugeriu que a vitamina E aumentou o risco de câncer de próstata de baixo e alto grau em homens com níveis mais baixos de selênio em 63% e 46%, respectivamente.
Além disso, o selênio foi associado a um risco 91% maior de câncer de alto grau em homens com níveis mais altos desse nutriente. Após essas descobertas, o estudo teve que ser interrompido.
A pesquisa concluiu que os homens devem evitar tomar suplementos de vitamina E e selênio em doses que excedam a ingestão recomendada.
De acordo com os autores, esses suplementos são populares – especialmente a vitamina E – e até agora nenhum estudo grande mostrou quaisquer benefícios na prevenção de qualquer doença crônica importante.
A equipe de cientistas recomendou que os homens parem de usar esses suplementos para evitar riscos desnecessários.