É por isso que você deve comer aveia com mais frequência

Fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a aveia oferece inúmeros benefícios para a saúde

Conheça os benefícios da aveia
Créditos: carlosgaw/istock
Conheça os benefícios da aveia

A aveia é um grão integral que tem ganhado destaque como um alimento saudável e benéfico para a saúde. É amplamente reconhecida pelos seus nutrientes e propriedades que contribuem para o bem-estar geral do organismo.

Se você ainda não está convencido ou motivado para incluir esse grão na sua dieta, confira abaixo as razões:

Controle do açúcar no sangue

Do ponto de vista nutricional, a aveia é considerada um grão valioso. Isso se deve principalmente ao seu alto teor de proteínas e fibras, bem como aos minerais e vitaminas B1 e E. Essa combinação garante um nível regulado de açúcar no sangue, o que é particularmente interessante para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.

Aveia é boa para pele

As vitaminas B contidas nos flocos de aveia junto com oligoelementos como zinco, manganês e cobre  garantem unhas fortes e pele saudável e bonita. Apenas 40 gramas de aveia em flocos – cerca de três a quatro colheres de sopa – cobrem 20% da necessidade diária de zinco e cobre.

Aveia é eficaz contra distúrbios gastrointestinais

Aveia é um remédio caseiro testado e aprovado que aliviar os sintomas, especialmente no caso de doenças gastrointestinais. A fibra indigerível contida nos flocos de aveia mantém o suco gástrico ácido longe da membrana mucosa como uma camada protetora. Além disso, o mingau cozido com água ou leite estimula a digestão.

 Aveia reduz os níveis de colesterol

A beta-glucana, fibra da aveia, protege a membrana mucosa do trato digestivo. Além disso, a beta-glucana se liga aos ácidos biliares e promove sua eliminação, de modo que o corpo tem que recorrer ao colesterol para formar novos ácidos biliares. Portanto, o nível de colesterol diminui com o consumo de aveia.

Aveia contém antioxidantes

A aveia também é conhecida por seu teor de antioxidantes, incluindo avenantramidas e compostos fenólicos. Esses antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres e contribuindo para a saúde cardiovascular.