CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Aprenda a fazer leite de aveia: uma opção vegana deliciosa

Esse leite vegetal é ideal para o preparo de vitaminas ou chocolate quente; veja como é simples fazer

Por: Nicole Khouri

O leite de aveia é uma opção vegana deliciosa e superprática para substituir o leite de vaca em diversas receitas.

Seu preparo é bem simples e por conta do sabor e textura desse leite, ele é uma ótima opção para preparos como vitaminas geladinhas, chocolate quente e, principalmente, receitas que pedem mais cremosidade, como um molho branco vegano.

Essa cremosidade do leite de aveia se deve ao amido do cereal, que, diferente do amido de milho, quando ativado traz mais viscosidade ao leite. Por isso, ele é um espessante que dispensa outros ingredientes quando o objetivo é engrossar um molho, por exemplo.

Justamente por esse aspecto um pouco mais pegajoso, o leite de aveia não é tão agradável de se tomar puro. Porém, se você quer deixar o leite mais liquido, é possível adicionar mais água no preparo, já que cada grão pode variar na quantidade de amido.

Leite de Aveia

Mas vamos a receita:

Leite de Aveia

Ingredientes

  • 2 xícaras de aveia em flocos (Pode ser flocos grossos ou finos)
  • Água filtrada

Preparo

  • Cubra a aveia com água quente (3 xícaras) e deixe de molho por pelo menos 1 hora.
  • Descarte essa água do molho, escorra e bata no liquidificador a aveia com 3 ou 4 xícaras de água filtrada (A quantidade depende de quão liquido você quer este leite).
  • Vá colocando a água aos poucos e deixe bater bem.
  • Depois de uns 3 minutos batendo, coe em peneira fina ou voal.
  • Guarde o resíduo para usar em outras receitas (pode congelar).
  • Coloque o leite em um pote de vidro limpo na geladeira e use por até 5 dias.

Observações

  1. Se quiser mais líquido, coloque mais água pra bater junto;
  2. Sempre mexa antes de usar;
  3. É possível congelar o leite para usar em receitas depois.

Gostou dessa receita? Confira também o leite de amendoim que ensinei por aqui e acompanhe meu Instagram @comidadegente_ para mais conteúdos como este.

Até a próxima!

View this post on Instagram

Leite de aveia ✨🥛Mais um leite vegetal por aqui. E dessa vez fiz o de aveia pra variar um pouco o de amendoim que tanto uso. Ele é bem simples de fazer e por seu sabor e textura eu gosto de usar em: – vitaminas geladinhas; – chocolate quente; – receitas pra trazer cremosidade como uma torta de palmito, por exemplo. Ele engrossa bem as receitas sem precisar adicionar espessantes pela quantidade de amido da aveia, que dá essa textura mais viscosa do leite. Também por isso acho ele um pouco “pegajoso” pra tomar puro. Para fazer 1 litro de leite eu usei: ✨2 xícaras de aveia em flocos ✨6 xícaras de água filtrada (3 pra deixar de molho e 3 pra bater depois) Preparo: Cubra a aveia com água quente (3 xícaras) e deixe de molho por pelo menos 1 hora. Descarte essa água do molho e bata no liquidificador a aveia com 3 xícaras de água filtrada. Vá colocando essa água aos poucos e deixe bater bem. Depois de uns 3 minutos batendo, coe em peneira fina ou voal. Guarde o resíduo para usar em outras receitas (pode congelar). Guarde o leite em um pote de vidro limpo na geladeira por até 5 dias. * se quiser mais líquido, coloque mais água pra bater junto* *sempre mexa antes de usar* * é possível congelar o leite*

A post shared by Nicole Khouri (@comidadegente_) on

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Nicole Khouri

Vegana viciada em homus. Uma comunicóloga social por formação, culinarista e criadora de conteúdo no Comida de Gente por paixão. Entendo a cozinha como local de fala onde posso levar o veganismo para as pessoas do meu jeito preferido: cozinhando e compartilhando experiências em torno da mesa.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário comidadegente da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.