Entenda por que a infecção urinária não pode ser tratada com descaso

Publicação de médica no Twitter gerou inúmeras críticas e debates sobre a condição

O descaso de uma médica com relação a infecção urinária de uma paciente gerou revolta nas redes sociais. Uma usuária do Twitter identificada como Marwa publicou o print de uma publicação que teria sido feita pela médica que lhe atendeu no pronto socorro.

De acordo com o print, a médica teria escrito: “Tem que ser muito filho de uma p* para parar no Pronto Socorro a 1 da manhã por conta de uma infecção urinária. Não tem expressão para descrever”.

infecção urinária
Créditos: reprodução/Twitter

A publicação já teve mais de 8 mil comentários, a maioria em desacordo com a postura da médica.

“Eu fui na emergência com infecção urinária e o médico me mandou pra casa, no dia seguinte voltei pq não aguentava e estava em choque séptico, fiquei em coma 3 dias e fiz hemodiálise”, disse uma das usuárias.

“Minha sogra faleceu de infecção urinária. É algo seríssimo”, comentou outra.

Veja a repercussão no Twitter:

Riscos da infecção urinária

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. Particularmente as mulheres são mais vulneráveis, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus.

A condição pode acometer somente o trato urinário baixo, sendo chamada de “cistite”, ou afetar também o trato urinário superior (infecção urinária alta), sendo chamada de “pielonefrite”.

A cistite, quando não tratada adequadamente, pode evoluir para pielonefrite e se agravar, podendo levar à sepse (infecção generalizada) e óbito.

Por isso, é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível para a infecção não avançar pelo organismo.

Por que acontece infecção urinária?

As infecções do trato urinário geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.

Embora o sistema urinário seja projetado para impedir a entrada desses invasores, essas defesas às vezes falham. Quando isso acontece, as bactérias podem se firmar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário.

Sintomas

As infecções do trato urinário podem ser sintomáticas ou assintomáticas. Quando os sintomas aparecem, podem incluir:

  • Vontade forte e persistente de urinar
  • Sensação de queimação ao urinar
  • Urina com aparência turva
  • Urina vermelhada, rosa brilhante
  • Urina com cheiro forte
  • Dor pélvica, em mulheres – especialmente no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico