Especialista de Harvard fala de vitamina que mantém cérebro saudável
A deficiência de certas vitaminas são frequentemente ligadas à depressão, demência e deficiência mental
Em um artigo publicado pela rede americana CNBC, a psiquiatra nutricional Uma Naidoo, especialista da Harvard Medical School, enfatizou a importância de garantir que o corpo receba todas as vitaminas adequadas, especialmente aquelas que ajudam a prevenir o declínio cognitivo e manter o cérebro jovem e saudável.
Segundo a professora, as vitaminas complexo B estão diretamente relacionadas à saúde do cérebro, enquanto que a deficiência delas são frequentemente ligadas à depressão, demência e deficiência mental.

Em seu artigo, Naidoo cita um estudo feito pela Escola de Medicina da Wayne State University, que aponta para a falta de vitamina B12 como causa comum de problemas cognitivos, especialmente entre os idosos que moram sozinhos e não se alimentam adequadamente.
- No aniversário de 50 anos, Pinacoteca de São Bernardo firma parceria inédita com universidade internacional
- Senac oferece 1.193 bolsas para cursos gratuitos em várias áreas
- Entenda o que é o superfungo identificado em hospital de São Paulo
- Cientistas criam chip capaz de traduzir pensamentos de mulher paralisada em palavras
Naidoo diz que esse complexo de vitaminas pode ser encontrado em muitos alimentos, mas enfatiza que em alguns casos é necessária a suplementação.
“Nossas dietas não são perfeitas, então pode haver casos em que os suplementos podem ajudar. Se for esse o caso, meu conselho simples é “testar, não adivinhar” – e consultar seu médico primeiro”, diz.
Em que alimentos encontramos vitaminas do complexosaú B?
Ovo – apenas uma unidade contém um terço do valor diário recomendado de vitamina B7, enquanto também contém pequenas quantidades de muitas das outras vitaminas B.
Iogurte – é rico em vitamina B2 e vitamina B12, bem como em probióticos naturais, que auxiliam na saúde intestinal e mental.
Legumes como feijão preto, grão de bico, edamame e lentilhas – são excelente fonte de vitamina B9 e incluem pequenas quantidades de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6. Esses alimentos a ajudam a melhorar o humor e a saúde do cérebro.
Salmão – é naturalmente rico em todas as vitaminas B, especialmente vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B12. Essa última é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e DNA e apoiar o desenvolvimento e a função do sistema nervoso.
Sementes de girassol – são uma das melhores fontes vegetais de vitamina B5. Segundo a professora, é possível obter 20% do valor diário recomendado desta vitamina a partir de apenas 30 gramas de sementes.
Folhas verdes como espinafre, acelga e repolho – são uma ótima fonte de vitamina B9, ótima opção para aqueles que desejam melhorar o humor.