Especialista de Harvard fala de vitamina que mantém cérebro saudável
A deficiência de certas vitaminas são frequentemente ligadas à depressão, demência e deficiência mental
Em um artigo publicado pela rede americana CNBC, a psiquiatra nutricional Uma Naidoo, especialista da Harvard Medical School, enfatizou a importância de garantir que o corpo receba todas as vitaminas adequadas, especialmente aquelas que ajudam a prevenir o declínio cognitivo e manter o cérebro jovem e saudável.
Segundo a professora, as vitaminas complexo B estão diretamente relacionadas à saúde do cérebro, enquanto que a deficiência delas são frequentemente ligadas à depressão, demência e deficiência mental.
Em seu artigo, Naidoo cita um estudo feito pela Escola de Medicina da Wayne State University, que aponta para a falta de vitamina B12 como causa comum de problemas cognitivos, especialmente entre os idosos que moram sozinhos e não se alimentam adequadamente.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
Naidoo diz que esse complexo de vitaminas pode ser encontrado em muitos alimentos, mas enfatiza que em alguns casos é necessária a suplementação.
“Nossas dietas não são perfeitas, então pode haver casos em que os suplementos podem ajudar. Se for esse o caso, meu conselho simples é “testar, não adivinhar” – e consultar seu médico primeiro”, diz.
Em que alimentos encontramos vitaminas do complexosaú B?
Ovo – apenas uma unidade contém um terço do valor diário recomendado de vitamina B7, enquanto também contém pequenas quantidades de muitas das outras vitaminas B.
Iogurte – é rico em vitamina B2 e vitamina B12, bem como em probióticos naturais, que auxiliam na saúde intestinal e mental.
Legumes como feijão preto, grão de bico, edamame e lentilhas – são excelente fonte de vitamina B9 e incluem pequenas quantidades de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6. Esses alimentos a ajudam a melhorar o humor e a saúde do cérebro.
Salmão – é naturalmente rico em todas as vitaminas B, especialmente vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B12. Essa última é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e DNA e apoiar o desenvolvimento e a função do sistema nervoso.
Sementes de girassol – são uma das melhores fontes vegetais de vitamina B5. Segundo a professora, é possível obter 20% do valor diário recomendado desta vitamina a partir de apenas 30 gramas de sementes.
Folhas verdes como espinafre, acelga e repolho – são uma ótima fonte de vitamina B9, ótima opção para aqueles que desejam melhorar o humor.