Essas são as razões que explicam seu colesterol alto
As causas estão principalmente ligadas a fatores de estilo de vida e são modificáveis
O colesterol é uma substância cerosa que se encontra nas células do corpo. O aumento dos níveis de colesterol no sangue, especialmente do LDL, está associado a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias).
As causas desse acúmulo de gordura se dão principalmente pelo estilo de vida.
Existem cinco fatores que podem levar ao colesterol alto, sendo a maioria deles modificáveis.
Geralmente é causado por comer muitos alimentos gordurosos, não praticar exercícios suficientes, estar acima do peso, fumar ou beber muito álcool.
Esses cinco fatores podem ser alterados para reduzir os níveis de colesterol.
Uma dos cuidados para reduzir o colesterol é evitar comer alimentos gordurosos.
Alimentos gordurosos para evitar:
- Cortes gordurosos de carne
- Produtos de carne, incluindo salsichas
- Manteiga, ghee e banha
- Queijo gordos, como cheddar
- Creme de leite e sorvete
- Salgadinhos
- Biscoitos, bolos e doces
Outra forma de reduzir os níveis de colesterol é praticar exercícios com mais frequência.
Os exercícios ajudam na alteração nos índices de colesterol porque, durante o exercício, aumenta-se a circulação sanguínea, o que ativa o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras, os triglicérides e o LDL, se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.
Atualmente as diretrizes médicas recomendam cerca de 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos, complementados com exercícios de musculação pelo menos duas vezes por semana.
Ao comer menos alimentos gordurosos e praticar mais exercícios, as chances de perder peso aumentam. Assim, ao perder peso, você já está no caminho certo para diminuir os níveis de colesterol.
Outros fatores prejudiciais à saúde cardiovascular são o cigarro e a bebida.
Causas hereditárias
Embora todos esses fatores possam ser influenciados pelas escolhas de estilo de vida, há casos hereditários em que não é fácil evitar o colesterol alto.
Isso é conhecido como hipercolesterolemia familiar, que é uma propensão herdada de desenvolver colesterol alto.
Em alguns casos, os médicos podem prescrever medicamentos, como estatinas, para ajudar a controlar os níveis de colesterol.
É fundamental que qualquer abordagem para a hipercolesterolemia seja personalizada e orientada por um profissional de saúde, considerando fatores individuais e de saúde. O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da condição e os riscos específicos do paciente.