Esta bebida ajuda o corpo a derreter gordura mais rapidamente

Quando ingerida entre as refeições, essa bebida tem um efeito supressor do apetite, ajudando a evitar calorias adicionais

Fórmula mágica para perder peso não existe, apesar dos exageros de marketing com shakes milagrosos. A verdade é que não há nenhuma mistura líquida que seja capaz de destruir as células de gordura. Porém algumas bebidas podem, sim, ajudar a acelerar o metabolismo para que o corpo possa derreter gordura de forma mais adequada.

Essas bebidas também podem suprimir o desejo de doces e outras comidas gordurosas, ajudando a evitar que o consumo de calorias adicionais que acabarão como quilos a mais no corpo.

Chá preto acelera o metabolismo e ajuda no processo do corpo derreter gordura
Créditos: masa44/istock
Chá preto acelera o metabolismo e ajuda no processo do corpo derreter gordura

Uma dessas bebidas é o chá preto, que possui uma grande quantidade de cafeína e fornece energia a longo do dia. Além disso, essa substância acelera o metabolismo, e é conhecida por queimar gorduras e ajudar a emagrecer.

O que é o chá preto?

O chá preto, assim como o chá verde, é originário da planta Camellia sinensis. É a variedade da planta do chá e como as folhas da planta são processadas que definem se um chá se torna preto ou verde.

Apesar de ser chamar chá preto, sua coloração é avermelhada e seu sabor é intenso.

chá preto
Créditos: Antagain/istock

El também é rico em flavonoides naturais e tem sido considerado uma bebida saudável para o coração, podendo até ajudar a reduzir a pressão arterial.

E esses mesmos flavonoides podem desempenhar um papel útil na diminuição da gordura da barriga, segundo pesquisas. Isso porque esses composto esfriam a ação dos genes de armazenamento de gordura.

Efeitos comprovados

Um estudo em 2014 publicado no Food and Function Journal comparou o chá preto com outra bebida com cafeína e viu que os participantes do estudo que consumiram 3 xícaras de chá preto sem açúcar por dia durante 3 meses perderam mais centímetros de cintura em comparação com as pessoas que consumiram a outra bebida.

Outro estudo de 2016, feito na China, demonstrou que o chá preto mostrou um efeito positivo na redução do peso corporal em modelos animais.

Segundo os pesquisadores, isso deveu-se aos polifenois que exercem um efeito positivo na inibição da obesidade envolvendo dois mecanismos principais:

  • a inibição da digestão, absorção e ingestão de lipídios e sacarídeos, reduzindo assim a ingestão de calorias
  •  promoção do metabolismo lipídico para atenuar a lipogênese (ingestão maior do que o gasto energético) e aumentar a lipólise, ou seja, o uso da gordura corporal como combustível do organismo.