Esta fruta tropical popular reduz o colesterol e regula o intestino
Entenda como a fruta deliciosa oferece inúmeros benefícios para a saúde, incluindo ação antioxidante e controle do diabetes
Doce e encontrada em qualquer supermercado ou feira no Brasil, a manga não é apenas deliciosa, mas também embalada com uma série de benefícios para a saúde.
A fruta tropical é nativa da região do Himalaia, no noroeste da Índia, e da mesma família do caju e do pistache. Após ser descoberta pelos comerciantes budistas e portugueses, a fruta rapidamente ganhou popularidade e se espalhou por várias regiões quentes em todo o mundo.
Benefícios da manga para a saúde
A manga possui vitaminas do complexo B, como vitamina B1, B2 e B3, que são essenciais para obter energia dos alimentos e formar glóbulos vermelhos.
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
Graças à sua riqueza em vitaminas, minerais e antioxidante, consumir manga traz diversos benefícios à saúde, como:
Reduzir o colesterol ruim
A fibra solúvel presente na manga pode diminuir o colesterol total e o LDL, conhecido como “colesterol ruim”, que causa o acúmulo de placas na pele.
Fortalecer o sistema cardiovascular
As propriedades antioxidantes, a quantidade de carotenoides (que dão o pigmento laranja da fruta) e vitamina A da manga, melhoram a circulação sanguínea nas artérias.
Além disso, o potássio presente na fruta ajuda a neutralizar os efeitos do sódio no organismo, o que ajuda a regular casos de pressão alta.
Regular a função intestinal
A manga contém fibras solúvel e insolúvel. A fibra insolúvel ajuda na evacuação, tornando-se útil para pessoas com constipação crônica ou problemas na digestão.
A fruta também é rica em potássio, cobre e ferro, que ajudam a regular a motilidade intestinal.
Possui ação antioxidante
Também combate os radicais livres e reduz os danos celulares. Isso graças às propriedades antioxidantes da fruta, que tem vitamina C e compostos polifenólicos como mangiferina, quercetina, canferol, ácido gálico e ácido cafeico.
Essas substâncias auxiliam na prevenção e combate de doenças, tais como aterosclerose, infarto, derrame cerebral, diabetes e câncer.
Ideal para diabéticos
A manga é recomendada para diabéticos, pois sua alta quantidade de fibras e seu efeito no pâncreas provoca a liberação de insulina e suprime a absorção de glicose pelo intestino delgado.
Como consumir manga?
A manga pode ser consumida por pessoas de todas as faixas etárias e não possui contra-indicações. A única ressalva é que ela contém bastante frutose, um tipo de açúcar encontrado naturalmente nas frutas. Por causa disso, quem deseja perder peso deve consumir com muita cautela, pois a manga pode conter muitas calorias.
O processo de maturação da fruta ocorre em temperatura ambiente e fica cada vez mais doce com o passar dos dias.
É possível preparar vitaminas, sucos, geleias e outras receitas diferenciadas com a fruta. Sempre que possível, a melhor forma de consumi-la é fresca, mas também pode ir ao congelador ou freezer.
Portanto, a manga não é apenas saborosa, mas também um superalimento repleto de benefícios para a saúde. Consumida fresca, em uma salada de frutas, ou como um suco delicioso, a manga é definitivamente uma fruta que vale a pena incluir na rotina.