Estas alterações no xixi podem ser sinais de alerta para o câncer

Em situações menos frequentes, a doença pode provocar sensações incômodas ao urinar

04/06/2023 06:30

O câncer é uma enfermidade complexa com uma ampla gama de manifestações clínicas, muitas das quais podem ser notadas durante a ida ao banheiro. Diferentes formas de câncer apresentam alterações na cor ou consistência do xixi, e em casos menos frequentes, podem também afetar as sensações ao urinar.

Um sinal de alerta para o câncer de bexiga, por exemplo, é a presença de sangue na urina, conhecida como hematúria, que pode ser visível a olho nu ou detectada apenas por exames microscópicos.

Sinais clínicos ao fazer xixi podem revelar câncer de bexiga
Sinais clínicos ao fazer xixi podem revelar câncer de bexiga

A presença de sangue na urina também pode indicar tumores nos rins e na próstata. No entanto, nem sempre está associada ao câncer, pois essa condição também pode ser causada por cálculos urinários, cistite e certos medicamentos.

Além disso, o câncer de bexiga pode causar diferentes sensações. Um dos sintomas relatados com frequência é a urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia.

Embora menos comum, outra manifestação de câncer de bexiga é a sensação de queimação durante a micção.

Os pacientes também podem sofrer de micção frequente durante a noite, incapacidade de urinar mesmo sentindo vontade e dor lombar.

É importante ressaltar que, na presença desses sintomas, é fundamental buscar orientação médica.

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é um tipo de tumor que pode se desenvolver em várias partes desse órgão. Embora possa afetar pessoas de todas as idades e sexos, é mais comum em homens do que em mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, a detecção do câncer de bexiga pode ser realizada por meio de investigação clínica, exames laboratoriais ou radiológicos em pessoas que apresentam sinais e sintomas sugestivos da doença. Além disso, exames periódicos são recomendados em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior risco de desenvolver a doença.