Estas bebidas são verdadeiras armas contra o colesterol ruim

Nenhuma bebida sozinha, no entanto, faz esse papel sozinha. É importante adotá-las em união com outras medidas saudáveis

A dieta é um dos principais fatores que contribuem para o colesterol alto, sendo a ingestão de alimentos gordurosos uma das causas mais comuns. Mas, da mesma forma que certos alimentos e bebidas podem aumentar o colesterol ruim, outros podem diminuí-lo.

Novas pesquisas revelam que algumas bebidas podem ter um papel importante na redução do colesterol, quando combinadas com uma dieta saudável e estilo de vida adequado. No entanto, é importante ressaltar que essas bebidas não são uma solução isolada, mas devem ser incluídas como parte de um plano geral de saúde.

Confira agora as bebidas que podem ajudar a combater o colesterol:

Conheça as bebidas que ajudam a reduzir o colesterol
Créditos: SrdjanPav/istock/Naeblys/istock
Conheça as bebidas que ajudam a reduzir o colesterol

Chá verde

O chá verde é conhecido por suas propriedades benéficas à saúde, mas um estudo publicado no Nutrition Journal em 2020 revelou que ele também pode reduzir o colesterol ruim, conhecido como lipoproteína de baixa densidade.

A pesquisa, que envolveu mais de 3.300 participantes em uma meta-análise de 31 estudos, concluiu que o consumo de chá verde reduz tanto o colesterol ruim quanto o colesterol total.

No entanto, não afeta o colesterol bom, chamado lipoproteína de alta densidade, nem os triglicerídeos. O acúmulo de colesterol ruim nas paredes dos vasos sanguíneos pode levar a problemas de saúde, tornando essa descoberta especialmente relevante.

Erva-mate

Além do chá verde, a erva-mate também mostrou-se eficaz na redução do colesterol ruim, de acordo com um estudo publicado na revista Nutricion Hospitalaria em 2019.

A pesquisa envolveu 119 mulheres com excesso de peso e demonstrou que aqueles que combinaram o consumo de erva-mate com uma dieta saudável obtiveram os melhores resultados.

No entanto, até mesmo aqueles que mantiveram sua dieta habitual experimentaram uma redução no colesterol. É importante ressaltar que o consumo de chá verde e erva-mate deve ser feito no horário adequado, de preferência pela manhã, pois essas bebidas são ricas em cafeína e podem atrapalhar o sono.

Chá de hibisco

O chá de hibisco, feito a partir das flores da planta hibisco, também demonstrou ter efeitos benéficos na redução dos lipídios sanguíneos.

Um artigo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2009 revelou que o chá de hibisco é capaz de diminuir as gorduras no sangue em pessoas com diabetes.