Este chá milenar é remédio purificante para o corpo

Ele também no processo digestivo e é anti-inflamatório

O chá de alcaçuz, feito a partir das raízes da planta Glycyrrhiza glabra, é conhecido por suas propriedades medicinais há séculos. Entre essas propriedades, ele é frequentemente associado a efeitos que podem ser considerados “purificantes” para o corpo, atuando sobre o fígado.

A raiz de alcaçuz é comercializada na forma de palitos de mascar, picados para preparar chás e infusões de ervas, ou em pó.

Chá de alcaçuz purificante
Créditos: Luis Echeverri Urrea/istock
Chá de alcaçuz purificante

Ajudante do fígado

Enquanto dormimos, nosso fígado funciona. Mas se ele está fatigado pela digestão pesada, ele deixa de cumprir a sua função purificadora e também suspende todas as outras funções essenciais à nossa saúde. Acordar será portanto cansativo.

Porém, quando o jantar é leve e alcalino, o fígado pode funcionar bem e a pessoa se sente descansada ao acordar.

Em geral, os chás de ervas quando tomados antes de dormir funcionam como uma panaceia para o corpo, principalmente se preparados com produtos naturais.

O alcaçuz, além de ajudar no processo digestivo, pode auxiliar nessa limpeza do fígado à noite.

Outros benefícios

Além de purificador, esse remédio natural é digestivo, diurético, anti-inflamatório, expectorante e protetor da mucosa gástrica. Indicado contra tosse, dor de garganta, catarro, intoxicação alimentar e doenças hepáticas, possui também função laxante suave.

Outro benefício interessante é seu poder de contribuir para um sistema imunológico saudável, ajudando o corpo a se defender contra infecções e doenças.

No entanto, é importante destacar que o alcaçuz também contém componentes chamados glicirrizina, que, em quantidades excessivas, podem levar a efeitos colaterais indesejados, como aumento da pressão arterial e retenção de líquidos. Portanto, o consumo de chá de alcaçuz deve ser moderado e supervisionado, especialmente para pessoas que têm condições de saúde pré-existentes.