Últimas notícias:
Loading...

Este é o tempo sozinho necessário para realmente sentir solidão

Os pesquisadores discerniram a relação sutil entre estar sozinho sentir-se realmente solitário

Muitas pessoas gostam e realmente sentem necessidade de estarem sozinhas. Mas até que ponto é saudável? Um estudo recente avaliou a relação entre estar só e sentir solidão.

A pesquisa publicada no Journal of Research in Personality em setembro, por cientistas da Universidade do Arizona, descobriu que o tempo solitário não se correlaciona estreitamente com sentimentos de solidão, isto é, até que uma pessoa passe 75% do seu tempo sozinha.

Já para os idosos, foi identificada uma uma associação particularmente forte entre o tempo passado sozinho e o sentimento de solidão.

As pessoas não se sentem solitárias até passarem três quartos do seu tempo sozinhas, concluiu o estudo
Créditos: bymuratdeniz/istock
As pessoas não se sentem solitárias até passarem três quartos do seu tempo sozinhas, concluiu o estudo

“Estamos aprendendo cada vez mais sobre a importância das conexões sociais para a saúde humana, e parece que a solidão e o isolamento são conceitos relacionados, mas distintos”, disse David Sbarra, professor de psicologia e autor sênior do artigo.

Detalhes do estudo

O estudo foi feito com a ajuda de um método que estuda a atividade social na vida cotidiana. Um aplicativo de smartphone que grava, com a permissão dos participantes, os sons que eles emitem durante 30 segundos a cada 12 minutos.

A ferramenta é útil para observar comportamentos sociais diários e caracterizar o tempo passado sozinho.

No geral, os participantes do estudo passaram 66% do tempo sozinhos, e aqueles que ficaram sozinhos por mais de 75% do tempo foram os que se sentiram mais solitários.

Ao analisar o resultado de todo o grupo de participantes, houve apenas uma sobreposição de 3% entre solitude e solidão.

De acordo com os pesquisadores, entre as pessoas mais jovens, a solidão e a estar sozinho são apenas duas coisas diferentes. Eles podem se sentir solitários no meio de uma multidão ou podem não se sentir solitários quando estão sozinhos.

No caso dos idosos, como sentir-se sozinho e estar sozinho estão intimamente ligados, estar com outras pessoas e socializar é a forma de combater o sentimento de solidão, segundo o estudo.