Últimas notícias:

Loading...

Estenose: entenda a condição que fez Chico Buarque ser operado

Artista ainda está internado e deve receber alta no próximo sábado, 16

Por: Redação

Chico Buarque se recupera de uma cirurgia realizada na última terça-feira, 12, no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. O cantor e compositor teve uma estenose do canal vertebral, um estreitamento das vértebras por onde passa a medula.

O problema gera a a compressão de nervo, o que acaba provocando dores. Para aliviar o incômodo, os médicos realizaram a fixação de uma placa que mantém o espaço vertebral necessário para passagem da medula sem a compressão.

chico buarque
Crédito: Reprodução/Instagram/ChicoBuarqueChico Buarque se recupera de cirurgia

Sintomas

Além de dores, a estenose do canal vertebral causa rigidez, câimbra e sensação de cansaço nas pernas, que pioram ao andar e ficar em pé. Muitas vezes, as pessoas que sofrem dessa condição sentem alivio ao flexionar o tronco ou se sentar.

Os sintomas mais graves da doença incluem sensação de formigamento e/ou de fraqueza nos membros inferiores.

A condição é mais comum de acontecer em pessoas com idade entre 50 e 60 anos.

estenose
Crédito: Rasi Bhadramani/istock Estenose do canal vertebral causa dores e é mais comum após os 50 anos

Tratamento

O tratamento vai depender da condição apresentada por cada paciente. Nos casos menos graves, os médicos podem usar a combinação de medicamentos antiinflamatórios e fisioterapia.

A cirurgia é o último recurso utilizado quando fisioterapia, repouso e medicamentos não são capazes de aliviar o quadro.

“Quando a dor na coluna é frequente, uma investigação médica é necessária. O diagnóstico correto e precoce pode fazer toda a diferença no tratamento. Sentir dor não é normal”, explica o neurocirurgião Cezar de Oliveira, especialista em coluna.

Compartilhe:

Tags: #Doença