Estes são os 8 hábitos que reduzem risco de vários tipos de câncer

A adoção de hábitos saudáveis pode desempenhar um papel significativo na prevenção da doença

Um estudo recentemente divulgado no BMC Medicine examinou como a adoção de oito hábitos de vida pode reduzir o risco de desenvolver câncer.

O estudo teve como objetivo avaliar se seguir as recomendações de saúde do Fundo Mundial de Investigação do Câncer (WCRF) impactaria os riscos de tumores.

Os pesquisadores utilizaram um sistema de pontuação padronizado, analisando o risco de todos os tipos de câncer combinados, bem como de 14 cânceres com fortes evidências de vínculos com o estilo de vida.

Folato pode diminuir o risco de câncer de intestino em até 7%
Créditos: iStock
Folato pode diminuir o risco de câncer de intestino em até 7%

Com base em dados de 94.778 participantes, concluíram que seguir as recomendações do WCRF estava associado a uma redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo mama, colorretal, rim, esôfago, ovário, fígado e vesícula biliar.

As descobertas sustentam a eficácia das recomendações do WCRF na prevenção do câncer. Estas incluem limitar o consumo de álcool, pois há fortes evidências de sua associação com vários tipos de câncer, como boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, colorretal, mama (pré e pós-menopausa) e estômago.

Não use suplementação contra o câncer

O WCRF desencoraja o uso de suplementos para a prevenção do câncer, citando evidências de que altas doses de suplementos de beta-caroteno podem aumentar o risco de câncer de pulmão.

Recomendam que as necessidades nutricionais sejam atendidas apenas através da dieta.

Dê preferência pela amamentação

Outra recomendação é para as mães, enfatizando que a amamentação não apenas protege contra o câncer de mama na mãe, mas também promove o crescimento saudável do bebê.

Evite fast food

Além disso, limitar o consumo de fast food é aconselhado, pois estudos indicaram que dietas ricas em alimentos processados, gordurosos, ricos em amido ou açúcares estão associadas ao ganho de peso, sobrepeso e obesidade, que por sua vez são fatores de risco para muitos tipos de câncer.

Restrinja o consumo de carne vermelha e processada

Uma de nossas recomendações para prevenir o câncer é limitar a ingestão de quantidades moderadas de carne vermelha, como carne bovina, suína e de cordeiro, e evitar ou reduzir significativamente o consumo de carne processada.

Diversos estudos estabelecem uma ligação entre o consumo de carne vermelha ou processada e o desenvolvimento de câncer colorretal.

Diminua o consumo de bebidas açucaradas

O consumo de bebidas adoçadas com açúcar contribui para o ganho de peso, excesso de peso e obesidade em crianças e adultos, especialmente quando consumidas com frequência ou em porções grandes. Essas bebidas promovem o excesso de ingestão calórica em relação à energia gasta.

Há evidências robustas de que a maior quantidade de gordura corporal está associada a um aumento do risco de vários tipos de câncer.

Abstenha-se de fumar

A relação entre o hábito de fumar e o câncer é bem conhecida. O cigarro contém mais de 7.000 substâncias químicas, das quais pelo menos 250 são reconhecidas como prejudiciais à saúde, e mais de 60 são identificadas como carcinogênicas, ou seja, têm potencial para causar câncer.

Evite a exposição excessiva ao sol

A exposição prolongada ao sol, especialmente aos raios ultravioleta (UV), está associada a um aumento no risco de desenvolver câncer de pele. Portanto, é fundamental evitar uma exposição intensa ao sol e utilizar protetor solar sempre que necessário.