Últimas notícias:

Loading...

Estudo aponta melhor momento do dia para engravidar

Cientistas analisaram o sêmen de mais de 7 mil homens para chegar a uma conclusão

Por: Redação
espermatozoide-ovolução
Crédito: Ugurhan/istcokAs chances de engravidar pela manhã são maiores

Um estudo feito por especialistas do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, descobriu que o sêmen tem seu próprio relógio interno e os níveis mais altos de concentração de esperma são encontrados no início da manhã. Em outras palavras, esse é o melhor momento do dia para engravidar.

Para ser ainda mais preciso, os cientistas definiram que fazer sexo antes 7h30 aumenta ainda mais as chances de a fecundação acontecer. O resultado do estudo foi publicado na revista científica Chronobiology International.

“A testosterona e o corticoide são hormônios com produção aumentada durante a madrugada, o que pode garantir melhor qualidade do esperma no período da manhã”, explica Guilherme Wood, especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar as amostras de sêmen de 7.068 homens, com idades entre 25 e 40 anos, que estavam em tratamento de fertilidade.

sêmen em laboratório
Crédito: Bluecinema/istockEstudo analisou o sêmen de mais de 7 mil homens na Suíça

Essas amostras foram então verificadas quanto à concentração e contagem total de espermatozoides, motilidade progressiva e morfologia normal.

Além disso, o estudo observou que o sêmen apresenta tamanho e forma mais saudável para fertilizar o óvulo quando coletado nos meses de março, abril e maio – período da primavera na Europa.

Compartilhe: