Estudo aponta que ex e atual costumam ter a mesma personalidade

Segundo estudo, a semelhança entre companheiros é menor no caso de pessoas extrovertidas

Se você sentiu alguma semelhança entre o/a ex e o/a atual não é mera coincidência. Uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto e publicada recentemente na Academia Nacional de Ciências (PNAS), dos Estados Unidos, concluiu que eles tendem a ter a mesma personalidade.

A descoberta aconteceu depois que os pesquisadores recrutaram mais de 300 pessoas (ex e atuais) que relataram suas personalidades por meio de um questionário. Durante o estudo de nove anos, alguns participantes terminaram seus relacionamentos e encontraram novos parceiros, que também eram analisados.

Os entrevistados eram, em sua maioria, alemães sem histórico de migração e tinham 25 anos em média. A maioria tinha terminado o último relacionamento há cerca de uns três anos e 31% dos participantes solteiros cogitavam voltar com o ex.

Estudo analisou a personalidade de mais de 300 pessoas
Créditos: franckreporter/istock
Estudo analisou a personalidade de mais de 300 pessoas

Segundos os pesquisadores, o resultado do estudo ajuda não só a prever por quem uma pessoa pode se sentir atraída, como também saber as chances de sucesso de um relacionamento.

Ainda segundo o estudo, a semelhança entre companheiros é menor no caso de pessoas extrovertidas. E isso tem uma explicação. Os pesquisadores acreditam que o fato dessas pessoas estarem mais abertas a novas experiências e frequentarem locais diferentes aumentam suas chances de conhecerem parceiros com personalidades bem variadas.