Estudo descobre que o clitóris tem função reprodutiva

Evidências mostram que as alterações fisiológicas induzidas na vagina por estimulação do clitóris facilitam a reprodução

Por: Redação

Uma revisão recente publicada na revista científica Clinical Anatomy destaca evidências de que a função do clitóris vai além de dar prazer à mulher, ele também desempenha papel importante na reprodução.

O estudo observou que o estímulo desse órgão feminino, durante a relação sexual, ativa o cérebro para causar alterações no trato reprodutivo feminino, que incluem melhora do fluxo sanguíneo vaginal, aumento da lubrificação, dos níveis de oxigênio e da temperatura vaginal e, o mais importante, uma alteração na posição do colo do útero.

Todas essas alterações preparam o terreno para que o óvulo process os espermatozoides e a fecundação aconteça.

ilustração com a visão completa do clitóris
Crédito: 1178800538/istockEstudo descobre papel importante do clitóris na reprodução

O autor do estudo, o médico britânico Roy Levin, acredita que a evidência seja um grande desafio para as teorias e crenças atuais, que acreditam que a única função do clitóris seja induzir o prazer sexual. Em seu artigo, ele lembra de países e culturas que promovem a mutilação de meninas e mulheres. Prática que, segundo ele, não causa apenas deficiência sexual, como também reprodutiva.

Controvérsias sobre o Clitóris

clitóris
Crédito: Sabelskaya/istockO clitóris nem sempre foi reconhecido como ativador do prazer feminino

A identificação, anatomia e função do clitóris têm uma longa história.  Desde a antiguidade até os dias atuais, sua anatomia é reprimida, esquecida, negada e redescoberta.

Na literatura ocidental, esse órgão feminino aparece pela primeira em 1545, quando é erroneamente descrito com a função urinária. Anos mais tarde, em 1559, ele é reconhecido pelo professor de anatomia italiano Realdo Colombo como peça fundamental do prazer sexual.

Apesar de numerosos relatos modernos que caracterizam a ativação da excitação sexual feminina por estimulação do clitóris, nenhum parece ter ligado diretamente o órgão a um papel reprodutivo.

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …