CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Estudo que vai relacionar alimentação com doenças recruta voluntários

Esta é a primeira vez que pesquisadores vão investigar o padrão alimentar dos brasileiros e os impactos na saúde

Por: Redação

O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) deu início a um estudo inédito que vai acompanhar, por 10 anos, características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas residentes nas diferentes regiões do Brasil.

O propósito é relacionar os padrões de alimentação com o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

Nos primeiros dois anos, os pesquisadores vão questionar o que esses voluntários comem, como se alimentam e estudar a relação da alimentação deles com o risco dessas doenças.

montagem com vários pratos
Crédito: Nitrub/istockEstudo sobre o padrão alimentar do brasileiro convoca participantes

Estudos semelhantes, realizados em países europeus, por exemplo, identificaram que a “dieta mediterrânea” protege contra várias doenças crônicas, enquanto que, nos Estados Unidos, a chamada “dieta ocidental” ou “dieta fast-food” aumenta esse risco.

Essas evidências científicas colhidas aqui no Brasil poderão servir como base para recomendações sobre alimentação saudável por parte dos profissionais de saúde, além de servir como alerta para a população.

Como participar do estudo

Os interessados em fazer parte do estudo deverão acessar a plataforma NutriNet Brasil, fazer um cadastro e responder algumas perguntas sobre sua alimentação e seu estado de saúde.

No intervalo de duas semanas, os participantes receberão dois mais dois questionários simples e rápidos sobre seus hábitos alimentares.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …