Estudo revela quantos passos você deve dar diariamente para reduzir sintomas de depressão
Um novo estudo revela que aumentar sua contagem diária de passos pode ajudar a reduzir os sintomas depressivos
A depressão é uma condição comum de saúde mental que é frequentemente negligenciada. Seus sintomas podem variar de baixa concentração e dificuldade para dormir a sentimentos de desesperança sobre o futuro e até mesmo pensamentos de automutilação ou suicídio. Embora não haja uma maneira definitiva de saber quem pode ser mais propenso a essa condição, pesquisas continuam a investigar possíveis intervenções.
Um estudo recente descobriu que algo tão simples quanto caminhar diariamente pode reduzir significativamente os sintomas depressivos. As descobertas destacam a associação entre atividade física e bem-estar mental, sugerindo que incorporar caminhadas regulares à rotina pode servir como uma estratégia acessível e de baixo custo para melhorar o humor e a saúde mental.
Detalhes do estudo
A revisão sistemática e meta-análise publicada no JAMA Network Open analisou 33 estudos observacionais envolvendo mais de 96.000 adultos com 18 anos ou mais. Os pesquisadores exploraram o papel da caminhada diária na prevenção da depressão e também levantaram a questão se contagens maiores de passos estão ou não relacionadas a menos sintomas de depressão na idade adulta.
- São Paulo recebe a primeira edição do Festival SOLOS
- Netinho se pronuncia sobre câncer no sistema linfático; conheça os sinais de alerta
- Saiba por que, segundo estudo, estes alimentos podem ajudar na sua dieta
- IFSulDeMinas abre vagas em 3 novos cursos gratuitos EaD
A análise da Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, mediu contagens diárias de passos usando dispositivos como pedômetros ou acelerômetros e examinou sua associação com depressão ou sintomas depressivos em adultos.

As descobertas
Os resultados do estudo revelaram que contagens maiores de passos diários foram consistentemente associadas a menos sintomas depressivos. Em estudos transversais, dar 5.000 ou mais passos por dia foi associado a uma redução significativa em sintomas depressivos comparado a menos de 5.000 passos.
Especificamente, caminhar 10.000 ou mais passos diariamente resultou na redução mais significativa, seguido por 7.500-9.999 passos e 5.000-7.499 passos. Estudos longitudinais mostraram que caminhar 7.000 ou mais passos diariamente reduziu o risco de depressão em 31%, enquanto cada 1.000 passos adicionais por dia reduziu ainda mais o risco em 9%.
O que os pesquisadores estabeleceram ressalta os benefícios para a saúde mental da atividade física regular, particularmente a caminhada, para a população adulta em geral. Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender melhor o impacto de longo prazo dos passos diários no bem-estar mental, as evidências atuais apoiam fortemente a promoção da caminhada como uma estratégia simples para melhorar os resultados de saúde mental.
Quais são os sintomas depressivos comuns?
- A depressão é frequentemente associada a sentimentos de tristeza, irritação e vazio; no entanto, é diferente de flutuações regulares de humor ou oscilações de humor. Alguns dos sintomas depressivos comuns incluem:
Falta de foco ou dificuldade de concentração - Sentimentos de culpa excessiva ou baixa autoestima
- Desesperança sobre o futuro
- Pensamentos sobre morte ou suicídio
- Sono interrompido
- Alterações ou perda de apetite
- Cansaço ou com pouca energia