Estudo sugere que beber este chá reduz risco de diabetes
Outros estudos já mostraram inúmeros benefícios do consumo dessa bebida, como redução da inflamação e melhora da sensibilidade à insulina
Uma xícara diária de chá preto pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2 em adultos, segundo um novo estudo.
A descoberta é de uma pesquisa apresentada na Reunião Anual deste ano da Associação Europeia.
Segundo os achados, as pessoas que consomem chá escuro todos os dias têm um risco 53% menor de pré-diabetes e um risco 47% menor de diabetes tipo 2.
- Os 4 maiores vilões por trás da asma, segundo a ciência
- Arena Gamer é destino nas férias do Shopping ABC
- 3 cachoeiras perto de São Paulo para curtir o verão 2025
- UFMG abre vagas em cursos gratuitos de curta duração
Pré-diabetes é ter níveis altos de açúcar no sangue. Já o diabetes tipo 2 caracteriza-se pela resistência à insulina quando o corpo tem problemas para processar o açúcar como combustível.
Detalhes do estudo
Estudos anteriores mostram inúmeros benefícios do consumo de chá, como redução da inflamação e melhora da sensibilidade à insulina.
A nova pesquisa se concentrou em outro aspecto do risco de diabetes.
Uma vez que o estudo utilizou dados de questionários padronizados de uma única população, os pesquisadores observaram que são necessários mais ensaios. Isso ajudaria a validar os benefícios clínicos.
Ainda assim, as conclusões do novo estudo ainda podem ser facilmente adaptadas como um hábito de estilo de vida de baixo risco.
Como o chá preto afeta o açúcar no sangue e o risco de diabetes?
O mecanismo por trás disso pode estar relacionado ao aumento da excreção de glicose na urina, bem como à melhora da sensibilidade à insulina.
Essa infusão pode funcionar com os rins para retirar a glicose do sangue e colocá-la na urina e melhorando a sensibilidade à insulina nos músculos e na gordura.
A ciência mostra que o chá escuro, especificamente o chá preto, é rico em antioxidantes que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas.
Um estudo de 2018 demonstrou o impacto do consumo de chá preto nos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que os participantes consumissem uma bebida com alto teor de açúcar combinada com uma dose baixa ou alta de chá preto ou um placebo.
As pessoas que beberam doses baixas ou altas de chá preto tiveram níveis mais baixos de açúcar no sangue em comparação com aquelas que beberam placebo.
Sintomas de diabetes
- Aumento da sede (polidipsia)
- Micção frequente (poliúria), especialmente durante a noite
- Fome excessiva (polifagia)
- Fadiga e fraqueza constantes
- Perda de peso inexplicada
- Visão embaçada
- Feridas que cicatrizam lentamente
- Formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés
- Infecções frequentes, como infecções urinárias, cutâneas ou de gengiva