Folhas de louro: os benefícios que vão muito além de realçar o sabor do feijão
A folha de louro é amplamente reconhecida na medicina natural por suas diversas propriedades
As folhas de louro são muito utilizadas na cozinha como erva aromática, mas na verdade são excelentes remédios naturais aliados da saúde.
O louro é uma planta rica em nutrientes, as folhas contêm grandes doses de vitamina C, vitamina A, ácido fólico e minerais como cálcio, potássio, magnésio, zinco, ferro, selênio e cobre.
Na cozinha, as folhas são utilizadas principalmente secas – porque assim liberam mais o seu aroma – na preparação de pratos como risotos, sopas cremosas e feijão. No entanto, também são excelentes para o preparo de chás de ervas que possuem propriedades digestivas e anti-inflamatórias.
- Esta pequena fruta pode ser uma grande aliada natural contra infecção urinária recorrente
- Minas Gerais: As 6 cidades que todo brasileiro deveria conhecer
- YouTube divulga ranking de clipes mais vistos em 2024; confira
- Quer parar de roncar? Estudo revela alimento simples que pode contribuir
Benefícios das folhas de louro
Açúcar no sangue e diabetes
As folhas desta planta provaram ser eficazes no tratamento do diabetes tipo 2, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque os antioxidantes contidos nas folhas de louro ajudam nosso corpo a produzir insulina com eficiência.
Também há algumas evidências de que a planta ajuda na redução de colesterol e triglicérides, porém, o efeito é considerado discreto e mais estudos são necessários.
Expectorante
Esta planta também possui propriedades expectorantes discretas, úteis para o alívio de problemas respiratórios, como tosse, congestão e secreções acumuladas nos pulmões. Essa ação se deve à presença de compostos como cineol (eucaliptol), um óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas, que ajuda a soltar o muco e facilitar sua eliminação.
Proteção do fígado
A água de louro contém antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a proteger o fígado contra danos causados por toxinas, alimentação inadequada e uso prolongado de medicamentos.
Esses compostos ajudam a reduzir o estresse oxidativo, que pode levar à inflamação e ao acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).
Melhora na digestão
O louro tem propriedades digestivas conhecidas e seu consumo em forma de água pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como indigestão e cólicas. Ele estimula a produção de sucos gástricos, facilitando a digestão dos alimentos, especialmente os ricos em gordura.
Além disso, o louro possui propriedades carminativas, que ajudam a reduzir a formação de gases intestinais, diminuindo o desconforto abdominal.