Forma de alimentar bebê pode influenciar se ele será canhoto

Pesquisadores observaram que a amamentação é capaz de otimizar os processos de lateralização motora no cérebro

Por: Redação
Estudo analisou 60 mil mães e seus bebês

Um estudo realizado pela Universidade de Washington descobriu que bebês que são alimentados na mamadeira crescem mais propensos a se tornarem canhotos do que os que são amamentados no peito. A constatação veio depois que os cientistas colheram informações de mais de 60 mil mães e seus bebês.

Entre os dados analisados, eles perceberam, por exemplo, que os bebês amamentados (no peito) por mais de um mês já apresentavam 9% menos chances de usarem melhor a mão esquerda. Enquanto isso, os que eram amamentados por seis meses tinham uma chance 15% menor. Já no caso de bebês alimentados nos seios até os nove meses, essas chances eram 22% menores.

menina canhota escrevendo
Crédito: DmitriMaruta/istockBebês alimentados na mamadeira têm mais chances de se tornarem canhotos

“Acreditamos que a amamentação otimiza o processo pelo qual o cérebro sofre quando solidifica a lateralidade”, disse Philippe Hujoel, autor do estudo, professor da Faculdade de Odontologia da UW e professor adjunto de epidemiologia da Escola de Saúde Pública.

Os resultados fornecem uma visão mais aprofundada sobre o desenvolvimento de funções cerebrais complexas que, em última análise, determinam de que lado da caixa de massa a criança provavelmente escolherá.

Os pesquisadores não podem alegar que a amamentação define que a criança será destra. O ato apenas influencia na decisão motora da criança, assim como o ambiente em que ela cresce e outros aspectos. “A gestação curta, por exemplo, aumenta a probabilidade de canhotos. Possivelmente, o aleitamento materno aumenta a lateralização em andamento para o lado direito ou canhoto”, explicou Philippe Hujoel em entrevista ao site Parents.com.

Mas o pesquisador diz que o que realmente define a lateralidade da criança é a genética.

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …