Formigamento pode indicar estas 9 condições de saúde
Se o formigamento nas extremidades persistir ou piorar, é importante procurar orientação médica
A sensação de formigamento nas extremidades, como mãos, braços, pernas e pés, pode ser desconfortável e preocupante para muitas pessoas. Embora às vezes seja temporária e benigna, em outros casos, pode indicar algumas condições médicas que requerem atenção.
Causas comuns do formigamento nas extremidades
Má circulação
Quando a circulação sanguínea nas extremidades é comprometida, as células não recebem oxigênio e nutrientes adequadamente, o que pode levar à sensação de formigamento.
Isso é especialmente se você estiver sentado ou deitado em uma posição por um longo período de tempo.
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
- Dicas para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônica
Pressão nos nervos
A compressão ou irritação dos nervos periféricos, como ocorre com síndrome do túnel do carpo, pode resultar em formigamento nas mãos e braços.
A condição se dá quando o nervo mediano, que percorre o antebraço até a mão, sofre uma compressão no punho.
A compressão também pode ocorrer quando um disco entre as vértebras da coluna vertebral se rompe ou se projeta para fora de sua posição normal. Isso pode comprimir os nervos espinhais adjacentes. É o que se chama de hérnia de disco, o que pode resultar em dor, formigamento e fraqueza nas extremidades.
Ansiedade ou estresse
O estresse emocional pode desencadear sintomas físicos, incluindo formigamento nas extremidades.
Isso se dá por conta da liberação de hormônios como adrenalina e cortisol. Esses hormônios podem afetar a circulação sanguínea e a função dos nervos, dessa forma, resultando em sensações de formigamento nas extremidades.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ansiedade ou o estresse podem levar ao
devido à liberação de substâncias químicas no corpo.
Deficiências nutricionais
O formigamento é um sintoma neurológico frequente em pessoas que têm deficiência de vitamina B12.
Isso acontece porque essa vitamina é necessária para a manutenção da mielina, um composto que protege os nervos e permite a transmissão eficiente de impulsos nervosos.
Quando a mielina é danificada devido à falta de B12, os nervos podem não funcionar corretamente, resultando em sensações de formigamento, dormência e fraqueza nas mãos, pernas, pés e outras partes do corpo.
Causas menos comuns do formigamento nas extremidades
Neuropatia Diabética
A diabetes pode causar danos nos nervos periféricos, resultando em formigamento, dor ou queimação nas extremidades.
Esclerose Múltipla
Esta é uma condição autoimune que afeta o sistema nervoso central e pode causar formigamento, fraqueza e dormência em várias partes do corpo.
Doenças da tireoide
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem afetar os nervos periféricos e causar sintomas como formigamento nas extremidades.
Síndrome de Guillain-Barré
Esta é uma condição rara em que o sistema imunológico ataca os nervos periféricos, resultando em fraqueza muscular, dormência e formigamento.
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Embora seja principalmente uma doença que afeta os músculos, a ELA também pode causar sintomas neurológicos, incluindo formigamento.
Embora o formigamento nas extremidades geralmente seja inofensivo e temporário, há situações em que pode indicar uma condição médica mais grave. Procure atendimento médico imediato se experimentar os seguintes sinais.
Sinais de alerta
- Formigamento súbito e grave, especialmente se estiver acompanhado de fraqueza muscular ou dificuldade para falar.
- Formigamento persistente que não melhora com mudanças de posição ou massagem.
- Formigamento associado a outros sintomas preocupantes, como dor no peito, falta de ar, confusão mental ou dificuldade para andar.