Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Gastroenterite aguda faz Mônica Martelli ser internada; veja sintomas

O quadro, que é caracterizado por uma inflamação intestinal, é provocado por vírus e bactérias

Por: Redação

Mônica Martelli está internada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), com gastroenterite aguda, segundo a assessoria de imprensa da artista. A atriz, de 54 anos foi levada ao hospital após passar mal.

A gastroenterite aguda é uma inflamação intestinal causada por vírus ou bactéria, que inclui sinais e sintomas como diarreia, cólicas estomacais, náuseas ou vômitos e, às vezes, febre.

monica martelli
Crédito: Reprodução/Instagram Mônica Martelli é internada com gastroenterite

A maneira mais comum de desenvolver gastroenterite viral é através do contato com uma pessoa infectada ou pelo consumo de alimentos ou água contaminados. Se você estiver saudável, provavelmente se recuperará sem complicações. Mas para bebês, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, a gastroenterite viral pode ser mortal.

Dependendo da causa, os sintomas da gastroenterite viral podem aparecer dentro de 1-3 dias após a infecção e podem variar de leves a graves. Os sintomas geralmente duram apenas um ou dois dias, mas ocasionalmente podem durar até 14 dias.

Como os sintomas são semelhantes, é fácil confundir diarreia viral com diarreia causada por bactérias, como Clostridioides difficile, salmonela e Escherichia coli, ou parasitas, como giárdia.

Quando consultar um médico

  • Se a diarreia e o vômito persistem por mais de dois dias
  • Se houver sangue no vômito
  • Sinais de desidratação, como sede excessiva, boca seca, urina amarela profunda ou pouca ou nenhuma urina e fraqueza severa, tontura ou vertigem
  • Dor no estômago
  • Febre

Tratamento

Não há remédios específicos para a gastroenterite, mas alguns medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Nesse caso, são usados probióticos e remédios para enjoo. Além disso, o paciente é orientado a ingerir bastante líquido para evitar a desidratação e pode receber soro no veia.

A inflamação no estômago tende a passar em 3 dias, mas a diarreia pode durar até duas semanas.

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>