Homem descobre câncer de intestino após dois sintomas
Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo
Salv Scarna descobriu um câncer de intestino aos 40 anos, durante o isolamento social da pandemia em 2020. A doença estava em estágio 3, ou seja, o tumor tinha se disseminado para os linfonodos próximos, mas ainda não tinha se espalhado para outros órgãos.
O inglês, que mora em Londres, contou que seus sintomas iniciais foram sangue nas fezes e estômago inchado.
Ele marcou uma consulta online com um clínico geral, que solicitou uma colonoscopia, o exame que é capaz de visualizar o interior do intestino à procura de pólipos e outras lesões. O resultado confirmou a doença.
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Sintoma inicial de câncer que muitas pessoas ignoram
- Câncer de pâncreas: conheça sinal de alerta detectado em 75% dos casos
Desde então, ele iniciou a radioterapia e a quimioterapia. Também foi necessário colocar colostomia, uma bolsa que altera a trajetória dos resíduos alimentares no intestino.
Slav conta que durante o tratamento experimentou muitos efeitos colaterais, incluindo cansaço, perda de apetite e pele seca.
“Desde o meu diagnóstico, minha vida mudou muito. Trabalho como sargento da polícia e passei de uma vida muito prática e acelerada para uma função muito lenta, trabalhando em casa”, contou ele em seu relato ao Bowel Cancer.
“Sinto-me constantemente cansado e sinto que envelheci muito. Sinto como se alguém tivesse pisado no freio com força em minha vida. Minha saúde mental também sofreu, luto para dormir e me sinto fraco.”
Apesar dessas mudanças em sua vida, felizmente, o tratamento funcionou e ele está em remissão do câncer. Ou seja, nenhuma célula cancerígena foi encontrada em seu organismo nos últimos testes.
Sinais e sintomas do câncer de intestino
O câncer de intestino, também chamado de colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo. O diagnóstico precoce é vital, e é por isso que todos precisam estar cientes dos sinais e sintomas do câncer de intestino.
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:
- dor de estômago ou dores de gases frequentes
- mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- sangue nas fezes
- fraqueza
- baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
- fezes pretas ou de cor escura