Últimas notícias:

Loading...

Indonésia informa a morte de 3 crianças por hepatite misteriosa

O surto da doença atinge principalmente países da Europa. Ainda não há caso confirmado no Brasil até o momento

Por: Redação

E meio a um surto em vários países, as autoridades da Indonésia confirmaram nesta segunda-feira, 2, a morte de três crianças causada por hepatite aguda de origem desconhecida. As idades delas não foram reveladas.

Segundo as informações oficiais, os pacientes morreram em Jacarta, com sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, icterícia, febre e convulsões.

A doença já foi registrada em cerca de 20 países, com quase 200 registros, uma morte confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo menos 17 transplantes de fígado de urgência nos últimos meses.

hospital
Crédito: Sudok1/istockIndonésia confirma morte e três crianças por hepatite

A OMS afirmou que o aumento das infecções é uma questão “muito urgente” e que está dando “prioridade absoluta” na investigação.

Embora a causa ainda não tenha sido determinada, a hipótese mais forte é que a doença esteja sendo causada por um tipo de adenovírus mais agressivo que provoca uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia , diarreia e conjuntivite.

No entanto, os especialistas não descartam que possa ser um vírus ainda não identificado ou mesmo que haja ligação com o coronavírus.

Casos se espalham

Os primeiros registros de hepatite aguda em crianças foram feitos em abril no Reino Unido, local onde concentram os casos.

Depois, a doença também foi confirmada entre crianças na Espanha(13), Israel (12), EUA (9), Dinamarca (6), Irlanda (5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Romênia (1), Bélgica (1). Japão (1), Singapura (1).

Os casos ocorreram principalmente em menores de 10 anos. Não houve nenhuma confirmação no Brasil ainda.

hepstite
Crédito: IstockHepatite é um tipo de inflamação do fígado

O que chama atenção é que hepatite grave, como os do surto atual, são incomuns em crianças. Além disso, os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum desses casos, o que torna a origem misteriosa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.

Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Compartilhe:

Tags: #Doença