Infarto e AVC podem ocorrer em qualquer idade; entenda os motivos

Em ambos os casos, cada minuto faz diferença e o atendimento rápido é essencial para evitar sequelas graves e até salvar vidas

Por: Redação

É muito  importante estar alerta para a incidência das principais doenças que causam morte no Brasil e no mundo. Dentre elas, destacam-se o infarto do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), que juntas, matam cerca de 110 mil pessoas por ano no País. Apesar de serem mais frequentes com o avançar da idade, podem afetar qualquer pessoa e em qualquer lugar.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados aproximadamente 27 mil internações no SUS por AVC na faixa etária de 15 a 39 anos, entre 2014 e abril de 2017. O Data SUS mostra, em sua última apuração, que houve 589 internações de jovens, em decorrência de infarto em um período de nove meses.

homem sendo socorrido

De acordo com a Dra. Sheila Martins, Presidente da Rede Brasil AVC, o Infarto e o AVC acontecem em jovens por um conjunto de fatores, como hábitos de vida nocivos, histórico familiar e doenças crônicas. “O tabagismo, sedentarismo, má alimentação, ansiedade e estresse são alguns dos elementos que aumentam a suscetibilidade. A hipercolesterolemia – colesterol ruim elevado – e doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, tornam o risco ainda maior.”

Para a Dra. Sheila, o espectro de causas é maior nos pacientes jovens, sendo os distúrbios de coagulação e o uso de drogas algumas condições agravantes.

ilustração de um corpo humano com uma marca vermelha no cérebro
Crédito: Sdominick/istockAVC é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo

Considerada a doença que leva ao maior índice de incapacidade funcional no mundo, o AVC ocorre de duas maneiras:

A primeira é a hemorrágica:

É quando acontece ruptura de vasos responsáveis pela irrigação cerebral.

A segunda é a isquêmica:

Responsável por 85%5 dos casos, a isquêmica ocorre quando há obstrução das artérias e consequente redução da circulação sanguínea, com sofrimento da região cerebral acometida.

Já o infarto é causado pela obstrução de alguma artéria do coração. Em ambas as doenças, coágulos podem contribuir para a interrupção do fluxo sanguíneo e funcionamento normal dos órgãos mas, no infarto, o maior causador das obstruções é o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.

Atendimento rápido é crucial

Tanto em caso de AVC, quanto no caso de infarto, cada minuto faz diferença e o atendimento rápido é essencial para evitar sequelas graves e até salvar vidas. No caso do AVC isquêmico, quanto mais tempo a artéria obstruída impedir a circulação de sangue em determinada área do cérebro, mais células locais, chamadas de neurônios, irão morrer, aumentando e intensificando a chance de sequelas graves.

Sendo assim, para alertar a população sobre a importância do rápido atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC ou infarto, foi criada a campanha “A Vida Conta”, que é uma iniciativa da associação de pacientes Rede Brasil AVC em parceria com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e apoio da Boehringer Ingelheim.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …