CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Ingrediente de chicletes e maionese pode causar câncer colorretal

Estudo alerta que aditivo é utilizado em grande quantidade em mais de 900 produtos alimentícios

Por: Redação
vários chicletes coloridos
Crédito: EnchantedFairy/istockAditivo é usado como agente clareador em alimentos

Um aditivo alimentar que é comumente usado como agente clareador em produtos como chicletes e maioneses pode levar a doenças inflamatórias intestinais e câncer colorretal, alerta um estudo feito na Universidade de Sydney, na Austrália.

O produto em questão é o dióxido de titânio, usado em grande quantidade em mais de 900 produtos alimentícios, além de pasta de dente e medicamentos.

O estudo, publicado na revista Frontiers in Nutrition, foi realizado em camundongos e observou que os alimentos que contêm a substância tendem a impactar sobre a microbiota intestinal e desencadear doenças inflamatórias intestinais, além de câncer colorretal.

Dióxido de Titanio também é utilizado em pastas de dente

O co-autor do estudo, o professor Wojciech Chrzanowski, disse que o estudo acrescentou substancialmente a um conjunto de trabalhos sobre toxicidade e segurança de nanopartículas e seu impacto na saúde e no meio ambiente. E segundo ele, a pesquisa busca estimular discussões sobre novos padrões e regulamentos para garantir o uso seguro desse tipo de aditivo.

O consumo de dióxido de titânio aumentou consideravelmente na última década e já foi relacionado a várias condições médicas, e – embora seja aprovado em alimentos – não há evidências suficientes sobre sua segurança.

Taxas crescentes de demência, doenças auto-imunes, metástase de câncer, eczema, asma e autismo estão entre uma lista crescente de doenças que têm sido associadas à crescente exposição a nanopartículas.

Compartilhe:

1
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
2
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
3
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
4
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
5
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
6
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
7
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
8
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …