Ingrediente de chicletes e maionese pode causar câncer colorretal

Estudo alerta que aditivo é utilizado em grande quantidade em mais de 900 produtos alimentícios

Aditivo é usado como agente clareador em alimentos
Créditos: EnchantedFairy/istock
Aditivo é usado como agente clareador em alimentos

Um aditivo alimentar que é comumente usado como agente clareador em produtos como chicletes e maioneses pode levar a doenças inflamatórias intestinais e câncer colorretal, alerta um estudo feito na Universidade de Sydney, na Austrália.

O produto em questão é o dióxido de titânio, usado em grande quantidade em mais de 900 produtos alimentícios, além de pasta de dente e medicamentos.

O estudo, publicado na revista Frontiers in Nutrition, foi realizado em camundongos e observou que os alimentos que contêm a substância tendem a impactar sobre a microbiota intestinal e desencadear doenças inflamatórias intestinais, além de câncer colorretal.

Dióxido de Titanio também é utilizado em pastas de dente

O co-autor do estudo, o professor Wojciech Chrzanowski, disse que o estudo acrescentou substancialmente a um conjunto de trabalhos sobre toxicidade e segurança de nanopartículas e seu impacto na saúde e no meio ambiente. E segundo ele, a pesquisa busca estimular discussões sobre novos padrões e regulamentos para garantir o uso seguro desse tipo de aditivo.

O consumo de dióxido de titânio aumentou consideravelmente na última década e já foi relacionado a várias condições médicas, e – embora seja aprovado em alimentos – não há evidências suficientes sobre sua segurança.

Taxas crescentes de demência, doenças auto-imunes, metástase de câncer, eczema, asma e autismo estão entre uma lista crescente de doenças que têm sido associadas à crescente exposição a nanopartículas.