Jornalista Márcia Peltier revela diagnóstico positivo para coronavírus
Ela usou as redes sociais para fazer um relato consciente e responsável sobre a pandemia e pedir para que as pessoas fiquem em casa
A jornalista Márcia Peltier, que já trabalhou na TV Globo, na Band e em outras emissoras, usou suas redes sociais para informar que está com a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ela contou que está em isolamento social desde a semana passada quando algumas pessoas de sua família testaram positivo.
Segundo a jornalista, ela não viajou para fora do país, mas encontrou amigos que voltaram recentemente de viagem. “Posso me considerar uma pessoa de sorte pois meus sintomas foram brandos mas para muitas pessoas a situação é outra: internações, pneumonia, CTI”, escreveu.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Para informar sobre seu diagnóstico, a jornalista postou uma foto usando uma máscara de proteção. Vale lembrar aqui que esse tipo de acessório só deve ser usado por quem já foi diagnosticado com a covid-19, como é o caso dela, por pessoas com suspeita que forem sair de casa para procurar atendimento médico em uma UBS, além, claro, por profissionais de saúde.
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- 10 alimentos para reduzir colesterol alto, segundo Harvard
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Mosquito da dengue pica por cima da roupa? Veja a opinião de especialistas
Em situações diferentes dessas citadas acima, a máscara não deve ser utilizada. Essa é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vale ser reforçada, pois, por conta do uso indiscriminado, esse tipo de equipamento de proteção já está em falta nos hospitais do país.
Fiquem em casa
A jornalista aproveitou o post para falar sobre o papel de todos nós como cidadãos diante dessa epidemia e pediu para que todos fiquem em casa.
“Ficar em casa é um dever de todos para que possamos diminuir a velocidade do contágio. Só assim poderemos proteger os mais vulneráveis, os idosos, cardíacos, hipertensos, imunodeprimidos… Enfim, todos aqueles que conhecemos e não conhecemos mas que precisam de proteção e do nosso compromisso”, escreveu. “Ao ficar em casa tb ajudamos os médicos e enfermeiros que estão lutando no dia a dia com essa epidemia e se arriscando todos os dias. São verdadeiros heróis! Vamos pensar no Bem Comum. Vamos pensar na coletividade. Vamos ficar em casa para o bem de todos.”