Jovem de 25 anos descobre câncer após notar sinal nas fezes
Veja os principais sintomas provocados pela doença e como prevenir
A inglesa Katie Thatcher, hoje com 41 anos, descobriu um câncer de intestino aos 25, depois de notar um que suas fezes não estavam normais.
“Eu notei sangue escuro nas minhas fezes toda vez que ia ao banheiro, não pensei que fosse algo para me preocupar, mas minha mãe me pressionou para ir ao médico”, contou ela ao site da instituição de câncer de intestino do Reino Unido, Bowel Cancer UK.
Predisposição a câncer
Ela lembra que não apresentou nenhum outro sintoma e presumiu que pudesse ser hemorroidas.
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Câncer de pâncreas: conheça sinal de alerta detectado em 75% dos casos
Depois de se consultar com um médico, ele pediu que ela fizesse uma colonoscopia, o exame padrão para rastreamento da doença. Foi coletado material e enviado para biópsia. Algumas semanas depois, os resultados indicaram câncer de intestino.
“Em duas semanas eu estava sendo operada, a área cancerosa foi removida e parte do meu intestino foi ressecada. 52 gânglios linfáticos foram testados e felizmente não se espalhou para nenhum deles ou através da parede do meu intestino. Isso significava que eu não precisava fazer nenhum tratamento adicional após a cirurgia”, explicou.
Ela também fez testes genéticos que identificaram que a síndrome de Lynch, que é uma condição que aumenta a probabilidade de uma pessoa ter câncer de intestino e outros tipos de câncer em uma idade mais jovem.
Tudo isso aconteceu em 2007. Porém, em 2020, ao realizar nova colonoscopia preventiva, ela descobriu que o câncer havia voltado.
Diferentemente de antes, dessa vez, ela não notou nenhum sintoma.
Os médicos, então, decidiram junto com Katie pela “opção mais drástica” de remover o intestino grosso e fazer uma ileostomia, uma abertura criada cirurgicamente para desviar o fluxo do intestino delgado. “Isso removeria minhas principais áreas de risco”, disse ela.
Na ileostomia, uma bolsa especial é colocada sobre o estoma para coletar os fezes que geralmente passam pelo cólon e saem do corpo.
Agora, ela faz exames semestrais para acompanhar se permanece livre do câncer.
Sintomas do câncer de intestino
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas costumam aparecer quando o câncer já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:
- Mudança persistente nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- Sangue nas fezes sem outros sintomas de hemorroidas
- Dor abdominal, desconforto ou inchaço (sempre causados pela alimentação)
- Perda de apetite e perda de peso.
É importante dizer que existem outras doenças que apresentam sintomas semelhantes aos citados acima. E manifestar alguns desses sinais não necessariamente quer dizer que você tem câncer. É preciso consultar um médico, que pedirá exames para investigar as causas.
Exames preventivos são a chave para evitar que a doença se desenvolva. A colonoscopia é recomendável para a população geral a partir dos 50 anos de idade. Porém em casos de histórico da doença na família, deve-se iniciar o rastreamento mais cedo.