Jovem dorme de lente e tem olho devorado por parasita
Mike apelou a outros usuários de lentes de contato para não dormir ou tomar banho enquanto as usam
Um jovem perdeu a visão de um olho devido a um raro parasita comedor de carne que se desenvolveu depois que ele dormiu com suas lentes de contato.
Mike Krumholz, de 21 anos, da Flórida, nos Estados Unidos, disse que era comum ele dormir com as lentes e seus olhos ficarem vermelhos, mas desta vez, a consequência foi séria. Ele foi diagnosticado com ceratite por acanthamoeba no olho direito.
Na página criada por ele na plataforma crowdfunding (financiamento colaborativo), ele explica como aconteceu:
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
“Acordei e parecia uma alergia ruim ou talvez até olho rosa. Fui diagnosticado erroneamente com vírus herpes simplex tipo 1 (HSV1) no meu olho, mas depois de cinco oftalmologistas diferentes e 2 consultas com especialistas em córnea, fui diagnosticado com um parasita muito raro no meu olho chamado acanthamoeba. É extremamente doloroso”, escreveu o jovem de 21 anos.
Mike precisou fazer uma cirurgia mas acabou perdendo completamente a visão do olho afetado.
Ele agora alerta para que as pessoas não cometam o mesmo erro que ele. “O mais importante para mim é divulgar para outros usuários de lentes de +contato para que ninguém tenha que passar por essa experiência horrível que estou passando atualmente. Se você usar lentes de contato, por favor, não durma com elas, não nade com elas e sobre o que nunca fui avisado NÃO TOME BANHO com elas”, aconselhou.
Ceratite por acanthamoeba
A ceratite por acanthamoeba causa ulcerações dolorosas na córnea. Esse parasita é uma ameba de vida-livre que vive no solo ou na água. De acordo com o Manual MSD, embora ela raramente cause infecções em humanos, certos tipos dessa ameba podem causar infecções sérias, com risco de morte, além de ceratite.
Para prevenir esta infecção, as pessoas devem manter suas lentes de contato em solução estéril e não devem usá-las ao nadar, em banheiras ou ao tomar banhos de chuveiro. Além disso, é preciso lavar as mãos cuidadosamente antes de manusear as lentes.
Os sintomas de ceratite amebiana incluem:
- vermelhidão dos olhos;
- excesso de produção de lágrimas;
- sensação de corpo estranho;
- dor quando os olhos são expostos à luz brilhante.