Últimas notícias:

Loading...

Jovem de 20 anos sofre enfisema pulmonar durante masturbação

Médicos explicam que caso é raro, mas geralmente acontece por esforço intenso, tosse ou vômito

Por: Redação

Um jovem de 20 anos foi parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de sofrer enfisema pulmonar durante a masturbação.  O caso raro foi relatado na revista Radiology Case Reports, por médicos do Cantonal Hospital, da Suíça.

O paciente contou aos médicos que estava deitado na cama se masturbando quando sentiu os primeiros sintomas:  dor súbita no peito e falta de ar grave.

Ao examinar o paciente e pressionar os dedos sobre o pescoço e o peito dele, os médicos perceberam ruídos.

Um raio-x de tórax mostrou um enfisema subcutâneo – presença de ar no mediastino, um espaço no peito entre os pulmões – e a tomografia computadorizada da região revelou o diagnóstico de pneumomediastino espontâneo.

enfisema
Crédito: Reprodução/ScienceDirect.comRaio-X mostra o ar preso no espaço entre o tórax e os alvéolos pulmonares

O rapaz teve que passar uma noite na UTI e três dias no hospital em tratamento antes de receber alta. Segundo os médicos, o paciente tinha histórico de asma, mas não fumava.

Pneumomediastino espontâneo (SPM)

O pneumomediastino espontâneo, também chamado de Síndrome de Hamman, é uma condição em que o ar vaza do pulmão e fica alojado na caixa torácica. É uma condição rara e normalmente desencadeada de repente por esforço intenso, tosse ou vômito.

tosse
Crédito: Charday Penn/istockCondição rara pode ser causada por esforço intenso, como tosse

Segundo os médicos que atenderam o rapaz, existem apenas alguns relatos de SPM relacionados à atividade sexual e acrescentaram: “Não encontramos nenhum caso associado ao autoerotismo, o que torna nosso caso incomum”.

Os sintomas incluem dores torácicas e no pescoço, falta de ar, ruídos no pulmão e tosse constante. O tratamento geralmente é realizado com analgésicos para alívio da dor.

Compartilhe:

Tags: #Doença #Sexo
?>