Lesão na cabeça faz homem virar pianista do dia para noite

Americano visualiza a música em sua mente e deixa seus dedos fazerem todo o trabalho

derek sentado em frente ao piano
Créditos: reprodução/Instagram

Uma lesão na cabeça mudou a vida de um homem do Colorado, nos Estados Unidos, revelando um talento oculto. Após bater a cabeça em um mergulho na piscina há cerca de 12 anos, Derek Amato, que não tinha nenhum passado musical, se tornou um exímio pianista.

Os médicos dizem que Amato é uma das poucas pessoas no mundo que experimentou os raros fenômenos chamados Síndrome de Savant Adquirida.

View this post on Instagram

A quick sound check @npr studios before interview in Washington DC! #npr #nprmusic #washingtondc #nprstudio #derekamatolive #piano #brain #tbi #musicislife

A post shared by Derek Amato (@derekamato) on

A doença desenvolve uma incrível capacidade de memorização, o que faz com que os portadores da síndrome aflorem talentos na área musical, na matemática e nas línguas.

No caso de Amato, ele diz que a música está em sua mente. Ele começa a visualizar quadrados pretos e brancos em sua cabeça e seus dedos fazem o resto. “Eu apenas sigo o que os blocos me dizem para fazer. Eu faço o meu melhor para pegar essas anotações e colocá-las em prática ”, explica Amato.

O talento repentino foi descoberto depois que ele se recuperou do acidente. Ele conta que estava na casa de um amigo, quando foi até o piano e começou a tocar. É como se o trauma na cabeça tivesse liberado algo único dentro do cérebro de Amato.

O americano escreveu recentemente um livro chamado “My Beautiful Disaster” (Meu Lindo Desastre – em tradução livre), em que relata sua experiência. “É a melhor coisa que aconteceu comigo. Todo o meu ser mudou e acho que tem sido uma experiência incrível ”.