Marca de lingerie exibe corpos reais e desafia a pressão estética

Empresas que representam a hegemonia do corpo feminino perfeito (e irreal) vêm mudando seu comportamento

Por: Marcela Kotait

Muito se falou nas últimas semanas sobre o corpo de mulheres famosas, como o da atriz Paola Oliveira e o da norte-americana Scarlett Johansson. Os comentários foram quase unânimes em criticar celulites, gorduras, estrias e envelhecimento de ambas as “musas”.

Vê-se que a pressão estética sofrida por mulheres há décadas continua poderosa e fazendo suas vítimas. Se até Paola Oliveira é criticada por ter um corpo fora das expectativas sociais, imagine você, mulher real, com suas marcas e silhueta talhadas por sua genética, história e estilo de vida.

paola oliveira tomando café
Crédito: Reprodução/InstagramPaola Oliveira foi criticada por causa do corpo real

Mas nem tudo segue esse sentido. Por um lado, é verdade que ainda estamos sucumbindo à idealização do corpo de praia, sempre tonificado, bronzeado, jovem e sem marcas de celulite ou estria. Por outro, empresas que representam a hegemonia do corpo feminino perfeito (e irreal) vêm mudando seu comportamento. Esse é o caso da famosa marca de lingerie Victoria’s Secret.

Desde 1995, os desfiles de lingerie da Victoria’s Secret simbolizavam para mulheres do mundo todo o poder dos corpos de modelos. No entanto, a necessidade da inclusão de outros tipos de corpos falou mais alto. Na semana passada, a empresa decidiu cancelar a realização do seu famoso desfile de lingerie.

Muitos acreditam que a postura da grande concorrente da marca das angels – a linha de lingeries da cantora e empresária Rihanna, a Savage X Fenty – teria sido o golpe final para Victoria’s Secret. Na ocasião do lançamento da marca de Rihanna, chamou atenção a pluralidade de formas de corpos em desfiles e propagandas. Isso definitivamente agradou muitas mulheres, que se sentiram à vontade para usar as peças da Savage X Fenty, cujos números servem até o tamanho 3XL.

Ou seja, enquanto ainda vivemos a cobrança por corpos irreais, há uma forte onda exigindo uma maior abertura para corpos reais na mídia e nas passarelas.

Isso é importante para o fortalecimento de relações mais saudáveis com o corpo, e para que se vivenciem as próprias formas corporais com naturalidade e paz. Se somos todos diferentes, e cada um carrega consigo suas individualidades, por que devemos aplaudir apenas anjos?

Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait.

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …