Médica faz apelo dramático ao relatar situação em hospitais de SP

Infectologista teme que hospitais não comportem pacientes se os casos continuarem aumentando na capital paulista

Uma mensagem de áudio está circulando no WhatsApp com um apelo de uma médica, que orienta as pessoas a redobrarem as atenções e os cuidados na prevenção à covid-19.

Na gravação, a infectologista Chrsitina Fallafrio Novaes, do Hospital das Clínicas, diz que o número de atendimentos de casos da doença tem aumentado significativamente nas últimas três semanas e que pelo menos dois hospitais estão lotados.

A coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, confirmou a veracidade da mensagem com a própria médica.

Médica demonstra preocupação com aumento significativo de atendimentos em hospitais de SP por covid-19
Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
Médica demonstra preocupação com aumento significativo de atendimentos em hospitais de SP por covid-19

“As infecções por covid têm aumentado na cidade de São Paulo entre as classes A e B nas últimas 3 semanas, e vários hospitais de que tenho informação ou vivência direta (Sírio, Oswaldo, 9 de Julho, Samaritano, Santa Paula, São Luiz…) tiveram aumento significativo de atendimentos, e pelo menos dois desses estão lotados”, diz a infectologista no áudio direcionado a um grupo de amigos.

“Não é por ônibus e metrôs lotados. É por festas, encontros, jantares”, acredita a médica. “Espero que esse aumento não passe para a população menos favorecida porque o HC já não tem condições de reservar novamente um instituto inteiro, como fez na primeira onda, para tratar covid, uma vez que está lotado agora com internações por outras doenças que estavam represadas”, continua.

A coluna da Mônica Bergamo já tinha adiantado no início da semana que hospitais particulares já estavam tendo maior procura por pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus.