Últimas notícias:

Loading...

Menino de 7 anos salva primo com técnica de primeiros socorros

O garoto agiu rapidamente depois de ver o desespero dos pais que tentaram, sem sucesso, socorrer a criança

Por: Redação
menino abraçado com o primo
Crédito: Ascom/ FMSAção rápida do menino foi decisiva

Um menino de 3 anos, que estava engasgado com comida,  foi salvo pelo primo de apenas 7, em Teresina, Piauí. Walter Neto aplicou uma manobra de primeiros socorros que havia aprendido com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O garoto agiu rapidamente depois de ver o desespero dos pais que tentaram, sem sucesso, socorrer Alírio Davi Barreto. O pequeno estava com o alimento parado na garganta, o que o impedia de respirar.

A técnica utilizada por Walter foi a manobra de Heimlich, utilizada em casos de asfixia, provocada por qualquer tipo de corpo estranho nas vias respiratórias.

Nesta manobra, deve-se utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o corpo estranho seja expulso dos pulmões.

Depois que a manobra foi realizada três vezes, a criança conseguiu expelir um pequeno pedaço de espinha de peixe, de acordo com o relato dos familiares.

Projeto Samuzinho

crianças com o uniforme do Samuzinho
Crédito: Divulgação/Samu TeresinaProjeto prepara crianças para agir em situações de urgência e emergência

A manobra de primeiros socorros que o garoto usou para salvar o primo foi ensinada em um projeto do Samu do Piauí voltado para crianças, conhecido como Samuzinho.

Cerca de cinquenta crianças de 7 a 12 anos fazem desse projeto. A ideia é transformar as crianças em agentes multiplicadores de informação.

Compartilhe:

Tags: #Tratamento