Mulher compartilha sintomas iniciais do câncer de intestino
Os desconfortos duraram pelo menos seis meses até ela detectar a doença
A terapeuta Megan Horrocks descobriu que tinha câncer de intestino em estágio três uma semana após seu aniversário de 30 anos. Os sintomas eram sutis e ela chegou a pensar que eram sinais de intolerância ao glúten.
A inglesa, que divide sua jornada contra o câncer no Instagram, contou que fadiga e inchaço no abdômen lhe chamaram a atenção. Segundo ela, isso durou uns seis meses.
Depois de marcar uma consulta com seu médico, Megan fez um exame de sangue que não apontou nada de errado.
No entanto, uma colonoscopia revelou que a origem dos desconfortos eram um câncer no intestino.
Megan contou ao jornal Liverpool Echo, que seu pai havia morrido de câncer quando ela tinha apenas 19 anos e que, por mais que a notícia sobre seu diagnóstico tenha lhe assustado, ela resolveu encarar da melhor forma.
Ela continuou fazendo academia e levando um a vida normal. “Eu pensei ‘o câncer não vai dominar meu mundo do jeito que aconteceu quando perdi meu pai'”, contou.
Megan foi encaminhada para radioterapia e quimioterapia e paralelamente procurou por remédios naturais, além de seguir um estilo de vida saudável.
Agora, ela está passando por um tipo de radioterapia que visa atingir quaisquer células remanescentes que possam ser potencialmente cancerígenas.
Câncer de intestino
O câncer de intestino, também chamado de colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo. O diagnóstico precoce é vital, e é por isso que todos precisam estar cientes dos sinais e sintomas do câncer de intestino.
A doença começa como um tumor sólido e geralmente se desenvolve a partir de pólipos, que são pequenos crescimentos no revestimento interno da parede do intestino.
Os estágios do câncer de intestino variam do estágio I (o câncer invadiu toda a parede do intestino, mas não através dela) ao estágio IV (o câncer se espalhou para órgãos distantes, como o fígado ou os pulmões).
Os sintomas podem incluir:
- dor de estômago ou dores de gases frequentes
- mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- sangue nas fezes
- fraqueza
- baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
- fezes pretas ou de cor escura