Mulher dá à luz em hospital sem saber que estava grávida
Com queixas de dores, mulher descobriu estar grávida horas antes de dar à luz
Uma jovem de 20 anos que não sabia que estava grávida deu à luz no sábado em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com o hospital, ela procurou atendimento com queixas de dores abdominais e na lombar.
Sem saber da condição da mulher, a equipe a encaminhou para a sala de medicações e solicitou alguns exames, mas ao ser medicada, ela começou a ter contrações. A mãe da jovem negou que a filha estivesse grávida ou com a menstruação atrasada.
A gestação só foi confirmada após os médicos ouvirem os batimentos cardíacos do bebê usando um aparelho sonar cardiofetal.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
De acordo com a prefeitura da cidade que administra a unidade hospitalar, a jovem foi encaminhada para a sala de emergência e o parto normal foi feito. A mãe e o bebê, um menino, passam bem.
Gravidez silenciosa
Casos de mulheres que dão à luz sem saber que estavam grávidas são perfeitamente possíveis e pode acometer 1 em cada 500 gestantes, de acordo com um estudo sérvio publicado pela revista Medicinski Pregled. A condição, que recebe o nome de gravidez silenciosa, é mais comum em mulheres com sobrepeso e que possuem síndrome de ovários policísticos.
Alguns casos também estão associados a períodos de estresse, o que faz com que as mulheres não percebam os sinais comuns da gravidez. Muitas, por sofrerem com menstruação irregular, não dão atenção aos atrasos.
A situação é preocupante porque uma gravidez sem o acompanhamento médico envolve vários riscos, como malformações, abortamentos e parto prematuro.
Além disso, a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais.