Mutirão da saúde oferece 2 mil testes de glicemia gratuitos

Aqueles que tiverem diabetes confirmada também poderão realizar os demais exames, como o de visão, de pés, bucal e pressão arterial

Por: Redação
pessoa fazendo teste de glicemia
Crédito: Pittawut/istockCampanha realiza testes diagnósticos e instrui população sobre a doença

Dos dias 8 a 14 deste mês, acontece em São Paulo a 22ª Campanha Nacional de Atenção ao Diabetes, que realizará um mutirão de saúde com o objetivo de oferecer testes de glicemia gratuitos.

Os atendimentos serão feitos das 9h às 16h na Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e, para realizar o exames, os pacientes devem estar de jejum.

Ao longo desses dias, além do exame de detecção de diabetes, também serão realizados exames de colesterol, hemoglobina glicada, microalbuminúria, pressão arterial, avaliação de pés, olhos, dentes, fisioterapia, vascular, nutricional aos já diabéticos e direcionamento de pessoas com exames alterados.

Os profissionais de saúde também vão instruir a população sobre o diabetes e suas complicações. A ação é organizada pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD).

Como fazer o controle do Diabetes

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O acompanhamento periódico do paciente com diabetes é essencial. Além da mensuração dos níveis de açúcar no sangue, os pacientes devem fazer pelo menos uma vez ao ano uma avaliação da retina, com a finalidade de prevenir e/ou diagnosticar possíveis complicações visuais decorrentes da doença.

homem se exercitando no rio
Crédito: BrasilNut1/istockPraticar exercícios e controlar o peso são algumas das orientações

Pacientes com história familiar de Diabetes devem ser orientados a  manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas; praticar atividade física regular.

Pacientes diagnosticados com a doença devem realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos; praticar atividades físicas; manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.

22ª Campanha Nacional de Atenção ao Diabetes

Datas: de 8 a 14 de novembro

Horário: Das 9h às 16h

Endereço: Rua Eça de Queiroz, 198 – Vila Mariana (próximo à estação do metrô Paraíso)

Informações:  (11) 5908-6777 | 5908-6777 | 5904-2407 | 5904-2407

www.anad.org.br

Compartilhe: