Mutirão da saúde oferece 2 mil testes de glicemia gratuitos

Aqueles que tiverem a doença confirmada também poderão realizar os demais exames, como o de visão, de pés, bucal e pressão arterial

Por: Redação | Comunicar erro
pessoa fazendo teste de glicemia
Crédito: pittawut/istockCampanha realiza testes diagnósticos e instrui população sobre a doença

Durante os dias 8 a 10 e 12 a 14 deste mês acontece em São Paulo a 21ª Campanha Nacional de Atenção ao Diabetes, que realizará um mutirão de saúde com o objetivo de oferecer testes de glicemia gratuitos.

Os atendimentos serão feitos das 9h às 16h na Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e, para realizar o exames, os pacientes devem estar de jejum.

Ao longo desses dias, serão realizados dois mil exames diagnósticos. Aqueles que tiverem a doença confirmada também poderão realizar os demais exames: de visão, de pés, bucal, pressão arterial, IMC, HbA1c e avaliação nutricional. A avaliação visual contará, inclusive, com um aparelho portátil que facilita o diagnóstico das lesões na retina e ajuda no encaminhamento precoce para o tratamento adequado.

Além dos testes, os profissionais de saúde vão instruir a população sobre o diabetes e suas complicações. A ação é organizada pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), em parceria com a Bayer.

Como fazer o controle do Diabetes

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O acompanhamento periódico do paciente com diabetes é essencial. Além da mensuração dos níveis de açúcar no sangue, os pacientes devem fazer pelo menos uma vez ao ano uma avaliação da retina, com a finalidade de prevenir e/ou diagnosticar possíveis complicações visuais decorrentes da doença.

homem se exercitando no rio
Crédito: BrasilNut1/istockPraticar exercícios e controlar o peso são algumas das orientações

Pacientes com história familiar de Diabetes devem ser orientados a  manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas; praticar atividade física regular.

Pacientes diagnosticados com a doença devem realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos; praticar atividades físicas; manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.

Serviço

21ª Campanha Nacional de Atenção ao Diabetes

Datas: 08, 09, 10, 12, 13 e 14 de novembro

Horário: Das 9h às 16h

Endereço: Rua Eça de Queiroz, 198 – Vila Mariana (próximo à estação do metrô Paraíso)

*Os participantes não devem ir em jejum

Compartilhe: