Na França, médicos usam aulas de surf para combater doenças crônicas

O surf e outras modalidades semelhantes podem ajudar a combater dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e evitar uma série de mortes causadas pela inatividade física

Surfar ao invés de medicamentos. Esta tem sido a receita oferecida por médicos franceses a seus pacientes. Além do surf, esportes e atividades ao ar livre, de preferência no mar, são as indicações que compõem a lista de tratamentos alternativos.

Tudo começou na cidade litorânea de Biarritz, segundo informações do jornal britânico The Telegraph. Segundo a notícia, a proposta dos médicos consiste em melhorar a qualidade de vida de sues pacientes e também reduzir a depend~encia do uso de drogas para o tratamento de doenças.

Segundo especialistas, o contato com o mar é “incrivelmente terapêutico”

O projeto, que tem adesão de 20 médicos, conta com prescrição de cursos de até 12 semanas de iniciação em esportes aquáticos como surf, stand up paddle e natação, além de modalidades como caminhada.

O tratamento varia de acordo com a doença, gravidade e condições de cada paciente. Em alguns casos, o esporte pode substituir as medicações tradicionais completamente. Confira a matéria completa no site Ciclo Vivo.