Não jogue fora as cascas da tangerina; ela alivia o estresse e até ajuda contra o colesterol
Saiba como utilizar as cascas da fruta em favor da sua saúde
A casca da tangerina é muitas vezes descartada, mas o que muita gente não sabe é que essa parte da fruta está repleta de benefícios para a saúde.
A casca da fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo. Além disso, ela contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no organismo.
Os antioxidantes são essenciais para reduzir o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Para que serve a casca de tangerina?
Na medicina tradicional chinesa, a casca de tangerina é utilizada para facilitar a digestão, acalmar o estômago e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ela é conhecida por aliviar o estresse.
O efeito calmante dela no sistema nervoso central se dá por conta da atuação de compostos bioativos, como os flavonoides (principalmente a hesperidina e a nobiletina), que promovem efeitos calmantes.
Esses flavonoides ajudam a regular os neurotransmissores responsáveis pelo humor e bem-estar, como a serotonina e o GABA (ácido gama-aminobutírico), que têm um papel fundamental na redução da ansiedade e promoção da sensação de relaxamento.
Além disso, o aroma cítrico da casca de tangerina, quando inalado, pode ter efeitos tranquilizantes, influenciando o sistema límbico, a área do cérebro que controla emoções e comportamentos.
Isso pode induzir um estado de calma, reduzir a tensão e aliviar sintomas de estresse, tornando a casca um aliado natural para o equilíbrio emocional.
Outro benefício da casca da fruta é sua atuação contra o colesterol. Pesquisas sugerem que os compostos presentes nela podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.
Como consumir a casca de tangerina
- Chá de casca de tangerina: ferver a casca seca em água pode liberar seus compostos benéficos.
- Farinha de casca de tangerina: a casca pode ser desidratada e triturada, sendo utilizada em sucos, smoothies ou até mesmo em receitas de bolos e pães.
- Infusões: casca pode ser utilizada em infusões com outras ervas para potencializar seus efeitos.