Novo estudo defende esta fruta nutritiva contra infecção urinária

Compostos contidos na fruta, chamados proantocianidinas (PACs), ajudam a impedir que a bactéria Escherichia coli se fixe nas células que revestem a bexiga

15/01/2024 12:02

Uma fruta vermelha, pequena, cheia de benefícios e que vem ganhando espaço no Brasil pode servir como remédio natural contra infecção urinária, segundo evidências científicas.

As infecções urinárias (ITUs) podem ser extremamente dolorosas e desencadear uma variedade de problemas de bexiga. Se não for tratada, a infecção passar para os rins e causar complicações, incluindo sepse em alguns casos raros.

Embora mais comuns em mulheres, as ITUs também podem afetar homens e crianças.

Estudo encontra evidências científicas fortes do poder protetor de certa fruta contra infecção urinária
Estudo encontra evidências científicas fortes do poder protetor de certa fruta contra infecção urinária - Tharakorn/istock

Em um novo estudo, os investigadores analisaram 50 ensaios anteriores abrangendo 8.857 participantes no total. Esses ensaios anteriores analisaram como o risco de ITU estava associado a cranberries.

A grande maioria das pesquisas analisadas comparou produtos de cranberry com um placebo ou nenhum tratamento para ITU. Esses estudos determinaram que beber cranberries como suco ou tomar cápsulas reduziu o número de ITUs em mulheres com casos recorrentes, em crianças e em pessoas suscetíveis a ITUs após intervenções médicas.

O risco de desenvolver uma ITU foi reduzido em mais de um quarto nas mulheres com casos recorrentes de infecção, em mais de metade nas crianças e em pouco mais de metade nas pessoas com probabilidade de contrair ITU após procedimentos médicos.

Apenas algumas pessoas nos estudos relataram efeitos colaterais, sendo a dor de estômago a mais comum.

No entanto, existem lacunas nos dados: muito poucos ensaios compararam produtos de cranberry diretamente com antibióticos ou probióticos isolados, por exemplo, e estes tratamentos podem ser tão eficazes quanto a fruta.

Limitações da fruta

Nenhum benefício dos cranberries foi demonstrado para adultos mais velhos, mulheres grávidas ou pessoas com problemas de esvaziamento da bexiga, portanto, esta não é uma descoberta que se aplica a todos. No entanto, mostra que, para alguns grupos de pessoas, o risco reduzido é significativo.

Embora muitas mulheres já tenham usado suco de cranberry para evitar infecções do trato urinário, as evidências científicas de sua eficácia não eram conclusivas.

De acordo com estudos anteriores , acredita-se que os compostos contidos nos cranberries, chamados proantocianidinas (PACs), ajudam a impedir que a bactéria Escherichia coli se fixe nas células que revestem a bexiga, conferindo às frutas seus benefícios protetores.

Estima-se que a E. coli seja responsável por cerca de 90% das ITUs.

Ainda não está claro qual deveria ser a dosagem ideal de PACs de cranberry, mas um estudo de 2021 recomendou cerca de 36 miligramas de PACs por dia. Os investigadores responsáveis ​​por esta revisão mais recente alertam que “não foi possível tirar conclusões destas análises quanto à eficácia relativa de diferentes doses de PAC”.

Sintomas de infecção urinária

A infecção urinária, também conhecida como cistite ou uretrite, é uma condição comum causada pela presença de bactérias no trato urinário.

Os sintomas podem variar dependendo da parte do trato urinário afetada, mas geralmente incluem:

  • Ardência ou dor ao urinar
  • Aumento da frequência urinária
  • Urgência para urinar
    Dor na região abdominal inferior
  • Urina turva ou com odor forte
  • Presença de sangue na urina
  • Dor na parte inferior das costas ou nos flancos
  • Mal-estar geral e fadiga
  • Febre

É importante procurar assistência médica se você suspeitar de uma infecção urinária, especialmente se os sintomas persistirem ou piorarem.

O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos por um profissional de saúde. Ignorar ou adiar o tratamento pode levar a complicações mais sérias, como a propagação da infecção para os rins.