CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Nuvem de poeira Godzilla é altamente prejudicial e preocupa especialistas

Massa de ar itinerante é carregada de partículas nocivas; entenda os riscos

Por: Redação

A nuvem de poeira Godzilla, originária do deserto do Saara, no norte da África, e que já atravessou o Oceano Atlântico, é altamente prejudicial e uma ameaça à saúde, principalmente, de quem já sofre de problemas respiratórios, como asma. Isso porque o fenômeno compromete consideravelmente na qualidade do ar.

Impulsionada por ventos fortes, a massa de ar seco com partículas de poeira já chegou ao México e a países do Caribe, e seus efeitos já podem ser sentidos nos Estados Unidos, onde a qualidade do ar passou a ser considerada “moderada”.

O fenômeno ocorre todos os anos, porém, dessa vez, preocupação com ele é maior por dois motivos: 1) essa nuvem apelidada de Godzilla é a maior desse tipo nos últimos 50 anos. 2) ela ocorre durante a pandemia do novo coronavírus, patógeno cuja a característica principal é justamente comprometer o sistema respiratório.

nuvem de poeira godzilla
Crédito: Reprodução/NOAAA ‘nuvem de poeira Godzilla’, captada por satélites do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos)

Até a próxima semana, os meteorologistas preveem que a nuvem de poeira estará sobre do Texas, Flórida e outros estados onde o número de casos de covid-19 aumentou recentemente.

Por conta dessa previsão, as autoridades dos EUA pedem que pessoas com problemas respiratórios permaneçam em casa para evitar contato com a alta concentração de partículas no ar.

Altamente prejudicial

Essa nuvem marrom carrega não somente as partículas de poeira, como também arrasta materiais altamente prejudiciais à saúde humana como ferro, silício e mercúrio, além de “vírus, bactérias, fungos, ácaros patogênicos e poluentes orgânicos, segundo alertam os cientistas.

O que é a nuvem de poeira Godzilla

A nuvem de poeira itinerante, chamada tecnicamente de Camada de Ar Saariana, ganhou o apelido de Godzilla por conta do impressionante tamanho. Ela chega a cobrir um território maior que Estados Unidos e Canadá juntos.

Os ventos são os responsáveis por coletar material particulado, depositando-o na nuvem. O fenômeno costuma ocorrer no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte, todos os anos. Quando ocorre, costuma ser de curta duração, geralmente em torno de uma semana.

Compartilhe:

Tags:#Saúde
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.